Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda o que significa a sua orelha estar vermelha | Imagem gerada por IA
Muitas pessoas já perceberam que, em algum momento do dia, ou em vários, suas orelhas começam a ficar vermelhas e até mesmo quentes. Esse sinal físico é mais comum do que parece, e os motivos podem surpreender.
Continua depois da publicidade
Entre as explicações mais comuns para o surgimento dessa vermelhidão estão fatores fisiológicos e também emocionais. O corpo humano é cheio de vasos sanguíneos, inclusive nas orelhas, e a variação na circulação pode ser um dos motivos.
Embora existam crenças populares que tentem explicar a situação, a ciência oferece apontamentos mais precisos.
Quando há aumento do fluxo sanguíneo, os vasos da região ficam dilatados, fazendo com que a orelha fique mais avermelhada e, em alguns casos, quente. Essas mudanças podem ocorrer por variações de temperatura, prática de exercícios físicos, entre outros fatores.
Continua depois da publicidade
A mudança de temperatura é o principal motivo. Ao sair de um ambiente muito frio para outro mais quente, por exemplo, a vermelhidão pode aumentar. O mesmo pode acontecer em ambientes muito aquecidos.
Quando há contato da região com metais, principalmente de joias e bijuterias, podem ocorrer reações alérgicas. Nesse caso, além da vermelhidão, pode haver coceira e desconforto.
Existe uma relação muito forte entre o emocional e o físico. Algumas emoções, como vergonha, nervosismo, raiva ou ansiedade, podem estimular a liberação de adrenalina, o que dilata os vasos sanguíneos.
Continua depois da publicidade
Essa condição é conhecida como rubor emocional e pode afetar não apenas o rosto, mas também as orelhas. Entre as crenças populares, a mais comum é a de que, caso alguém esteja falando de você, suas orelhas ficam vermelhas.
Na maioria das vezes, a vermelhidão não indica nada grave e costuma desaparecer rapidamente. No entanto, caso o sintoma persista ou venha acompanhado de dor, inchaço ou coceira intensa, o ideal é procurar um médico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade