Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Seus filhos estão aprendendo bastante! | Imagem: Dominio Público
Seu filho possui o costume de assistir o mesmo filme, episódio de desenho ou seriado repetidas vezes? Esse é um hábito comum entre crianças pequenas, mas a psicologia mostra que ele também é muito revelador.
Continua depois da publicidade
A informação vem de Javier de Haro, psicólogo infantil e educador espanhol, para uma entrevista para o jornal La Vanguardia. Assistir várias vezes o mesmo filme, na verdade, indica que a criança está aprendendo muito.
Você lembra de qual filme você assistia na infância sem parar? Decorando falas, músicas e até os gestos de cada personagem? Saiba o que isso significa, segundo a psicologia.
Haro explica que o comportamento repetitivo nos cansa como adultos, mas com as crianças é diferente. “Quando gostam de algo, repetem-no indefinidamente por vários motivos”, e um deles tem a ver com a segurança.
Continua depois da publicidade
Em um mundo cheio de descobertas e novidades de uma criança, assistir algo que ela já sabe de cor o que vai acontecer dá uma sensação de conforto, segurança e controle que ela não possui em outros momentos da vida.
Mas, além do conforto que os filmes e desenhos infantis causam, o comportamento também é benéfico para o aprendizado das crianças.
Conforme explica o psicólogo, a repetição é uma das principais ferramentas de aprendizado na primeira infância: “Crianças pequenas aprendem observando, fazendo, mas também repetindo”.
Continua depois da publicidade
Cada vez que assiste, a criança adquire vocabulário, aprende novas maneiras de se expressar e até mesmo fórmulas novas para resolver problemas do cotidiano. Isso explica por que os infantes repetem tanto o que eles veem na TV.
Bons filmes, assim como os bons livros, possuem diversas camadas de interpretação e nuances que passam batido quando assistimos à história pela primeira vez. Isso também é verdade para os filmes infantis:
“Cada vez que veem novos detalhes, nuances que não tinham notado ou compreendido antes”, explica o psicólogo Javier de Haro. Essa capacidade de achar novos detalhes no que é familiar alimenta a curiosidade e treina a capacidade de observação das crianças.
Continua depois da publicidade
Por fim, o psicólogo dá uma dica para os pais, que nem sempre possuem paciência para ouvir as mesmas falas infinitas vezes: “Se você tem um filho pequeno e ele gosta muito de algo, ele vai repetir muitas vezes. Portanto, seja paciente e lembre-se de que é bom para ele”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade