Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Veja o que esse visitante traz de benefícios | Imagem: Pixabay
Algumas pessoas morrem de medo e nojo de lagartixa, mas na realidade esse pequeno animal é inofensivo e pode ser de grande ajuda em casa, principalmente nos dias de calor. Você sabe o que significa quando uma delas se esconde na sua casa?
Continua depois da publicidade
Elas podem se esconder em praticamente qualquer canto, já que a estrutura de seus dedos permite a elas escalar superfícies lisas como paredes e janelas de vidro, e até mesmo se escorar no teto, graças a um fenômeno físico chamado ligações de Van Der Waals.
Especialistas recomendam não perturbá-las. Além de não transmitirem doenças para os seres humanos, por serem animais de “sangue frio”, elas ainda se alimentam das aranhas, moscas, pernilongos e outros insetos que também podem se esconder na sua casa.
Algumas pessoas acreditam que esses lagartinhos são mensageiros da sorte, e que trazem boas notícias. No sul da Itália, a tradição diz que elas visitam mulheres férteis ou menstruadas, e outras tradições enxergam de outras formas. Para a biologia, no entanto, a resposta é mais simples.
Continua depois da publicidade
A realidade é que a nossa casa oferece para as lagartixas um ambiente tranquilo, livre de predadores maiores, e cheia de insetos para servir de presa. O animal se alimenta de aranhas, formigas, traças e até mesmo baratas, seu prato predileto.
Assim como uma caverna em ambientes selvagens, alguns cômodos da nossa casa também passam a maior parte do tempo no escuro. Como a lagartixa é um animal noturno, que sai em baixa iluminação para caçar os insetos, esses quartos são esconderijos ideais.
“Sangue frio” é uma maneira popular de se referir a animais que são exotérmicos, ou seja, não conseguem manter a temperatura constante dentro do corpo, e são mais sensíveis às mudanças do tempo.
Continua depois da publicidade
Quando está muito quente, a lagartixa prefere ambientes frescos e com sombra, para não cozinharem no calor. Já em invernos frios, o réptil de pequeno porte se esconde em ambientes quentes e úmidos para manter a temperatura.
Em temporadas mais frias as lagartixas também trocam de pele, e precisam de um lugar tranquilo para passarem pela muda. Uma casa humana oferece as condições ideias para tudo isso.
Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba mostrou que a lagartixa “pode desempenhar um papel funcional fundamental nos ecossistemas urbanos, tornando este lagarto um excelente sistema para o estudo da ecologia e da adaptação aos ambientes urbanos”.
Continua depois da publicidade
Esse animal vive cerca de oito anos, e quando encontra um abrigo seguro para o inverno, tende a voltar para ele nas próximas estações. Isso significa deixar a sua casa livre de baratas a troco de um pouco de abrigo e temperatura amena.
Não tenha medo das lagartixas, elas são ótimas companheiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade