Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O contato físico com os animais promove alívio imediato do estresse | Freepik
Ver um cachorro e não sentir vontade de acariciá-lo é algo quase impossível para muita gente. Esse gesto simples, movido por puro carinho, reflete aspectos profundos da personalidade e até do bem-estar psicológico de quem o pratica. Psicólogos se debruçaram sobre esse comportamento.
Continua depois da publicidade
Eles buscaram entender o que existe por trás desse impulso tão comum, mas tão significativo. Um estudo de especialistas das Universidades da Flórida, Carroll e Marquette desvendou esse mistério, mostrando que o contato com cães vai muito além do que imaginamos.
Acariciar cães tem efeitos positivos diretos no estado emocional das pessoas. O contato físico com os animais promove alívio imediato do estresse e sensação de acolhimento, além de favorecer vínculos afetivos, de acordo com o estudo.
Os pesquisadores afirmam que acariciar um cachorro pode melhorar o bem-estar emocional de forma significativa. "A companhia deles ajuda a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca, promovendo um estado de espírito mais relaxado para os humanos", eles ressaltam.
Continua depois da publicidade
Esse contato com o animal ativa a produção de substâncias como a oxitocina. Conhecida como o “hormônio do amor”, ela estimula sensações de afeto e conexão. É por isso que você se sente tão bem e conectado após uma sessão de carinho com um pet.
A convivência com um cachorro também tem um impacto fisiológico direto na redução do estresse. "Morar com um cachorro tem um impacto direto na redução do estresse. Interagir com ele diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse", afirmam os especialistas no estudo.
Além dos benefícios fisiológicos, os cães também são capazes de impor uma rotina saudável a seus tutores. "O cachorro pode impor uma estrutura e rotina diária às pessoas que enfrentam problemas emocionais ou motivacionais", destacam os especialistas no estudo.
Continua depois da publicidade
Ter um cão em casa pode representar mais do que apenas companhia. Ele se torna uma âncora emocional em meio à instabilidade da vida. Cuidar de um animal exige compromisso e disciplina, o que pode trazer um senso de propósito para o dia a dia.
O estudo aponta que pessoas que convivem com cães compartilham características específicas. Cuidar de um animal exige dedicação e compreensão, por isso, elas tendem a ser mais pacientes e tolerantes. Ter um cachorro ensina o valor da paciência e da aceitação.
Os amantes de cães também costumam ser mais sensíveis e afetuosos, com maior facilidade para estabelecer vínculos emocionais profundos. Essa capacidade de se conectar com um animal se estende, muitas vezes, às suas relações com outras pessoas, o que as torna mais empáticas.
Continua depois da publicidade
Outro traço comum é o amor pela vida ao ar livre. Os passeios diários com o cão incentivam uma rotina ativa e conectada à natureza, afastando o sedentarismo. Esse hábito melhora o bem-estar físico e mental, proporcionando mais energia para o dia a dia.
Viver com um cachorro é uma jornada de amor e autoconhecimento. O afeto que você dá a um cão retorna em forma de muitos benefícios. Se você já se perguntou o que te atrai tanto nos cães, a ciência respondeu. É uma combinação de química, rotina e personalidade.
Afinal, a relação entre humanos e cães vai muito além da amizade. É uma parceria que nos torna pessoas melhores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade