Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os locais de descanso dos gatinhos na veredade seguem uma lógica | Imagem: Moyan Brenn/Wikimedia Commons
Pode parecer aleatório, mas os gatos seguem uma lógica muito bem estabelecida para escolher um lugar para dormir, e saber como os felinos planejam sua soneca pode te fazer cuidar melhor do seu pet.
Continua depois da publicidade
Numa caixa de sapato, numa pilha de livros velhos, em cima de um armário alto ou até no capô do carro. Segundo especialistas, todos esses lugares possuem qualidades que são atrativas para os gatinhos na hora do sono.
Entenda agora o que diz a ciência sobre o conforto dos gatos, como fazer seu gato dormir melhor e até como fazer ele se acostumar com uma nova caminha.
Um estudo da Universidade Federal de Juiz de Fora mostrou que um dos critérios mais importantes para o gato na hora de dormir é a proximidade com o dono. O estudo investigou hábitos de mais de 16 mil gatos domésticos.
Continua depois da publicidade
Os gatos, principalmente os mantidos indoor, preferem dormir em cômodos que os donos frequentam, e em muitos casos dividem a cama com o tutor. Mas para além da proximidade física, outros fatores podem demonstrar familiaridade e carinho do gato com seu humano preferido.
Locais que possuem o cheiro do dono, como cadeiras de escritório e sofás também são os locais preferidos dos gatinhos.
Gatos são animais muito sensíveis, especialmente seus ouvidos. Locais muito barulhentos ou com aparelhos elétricos ruidosos não costumam ser a escolha deles, e ambientes sem muita circulação de pessoas são escolhidos pelos felinos.
Continua depois da publicidade
Além disso, o gato também vai preferir um local com conforto térmico, ou seja quentinhos em noites frias mas arejados em estações mais quentes. Os bichanos também tendem a dormir em lugares que ofereçam segurança a eles.
É por isso que alguns gatos preferem locais altos para tirar sua soneca, um instinto que carregam de seus antepassados, que dormiam em pontos livres de predadores e com uma boa percepção do ambiente.
O segredo para uma caminha perfeita para os felinos está na combinação de local seguro, confortável e que demonstre proximidade com o dono.
Continua depois da publicidade
Para fazer ele se acostumar com o novo leito, coloque a cama num lugar alto e quente da sua casa, num cômodo pouco movimentado. Colocar objetos e roupas com o seu cheiro também ajudam o gatinho a se acostumar com o novo local.
E nunca subestime uma boa caixa de papelão! Elas providenciam sensação de segurança e um ótimo isolamento acústico para o seu gatinho dormir sossegado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade