A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Palestina no interior de SP é conhecida por cachoeiras, não areia

Município recebe inúmeros turistas de Minas Gerais e São Paulo que buscam ecoturismo

Leonardo Siqueira

15/10/2025 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cidade possui uma réplica do Cristo Redentor

Cidade possui uma réplica do Cristo Redentor | Reprodução do YouTube | Drone André Carvalho

O registro histórico do município de Palestina aponta que a cidade foi fundada pelo espanhol Valentim Álvares em 1922. O primeiro nome? “São João da Palestina”. Localizado na zona noroeste do estado, a região é conhecida pelas cachoeiras e calmaria.

Continua depois da publicidade

Economia

Parte da propriedade do espanhol foi doado para o patrimônio. Em um dos quarteirões foi construída a igreja em louvou a São João Batista. O nome da região passou de São João da Palestina para Nova Palestina e mais tarde, Palestina. 

Isso se deve por conta das comunidades sírio-libanesas que atuaram ativamente no comércio do povoado por décadas. O setor de serviços é o ponto forte dessa cidade, são mais de 600 estabelecimentos comerciais. 

Três empresas se destacam: Cobb Vantress, empresa global de genética avícula; Usina Colombo, responsável pelo açúcar Caravela e Calçados Primavera. 

Continua depois da publicidade

Mata Atlântica e Cerrado

Por outro lado, o ecoturismo chama a atenção dos visitantes. Palestina fica na bacia hidrográfica entre os rios Turvo e Grande, o que rende grandes pontos turísticos naturais como a cachoeira do Talhadão no distrito de Duplo Céu. 

Os turistas costumam ir de carro e levar suas barracas para acampar em volta da queda d´agua. Outros levam uma cadeira e praticam a pesca esportiva. 

Um dos poucos municípios com preservação da Mata Atlântica no interior de São Paulo. Além disso, algumas áreas já podem ser reconhecidas como Cerrado. Os mais de 11 mil moradores estão acostumados com a tranquilidade na cidade. 

Continua depois da publicidade

Por fim, a cidade está a cerca de 150 quilômetros do estado de Minas Gerais. Possui Festa do Peão todos os anos com rodeios e shows imperdíveis
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados