Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
o pequeno furo que muita gente nunca notou não apenas mantém a caneta funcionando bem, como também pode ser decisivo para salvar vidas em situações inesperadas. | Wikimedia Commons
As canetas esferográficas, como as populares BIC, fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas. Entre seus detalhes de design, um deles costuma passar despercebido: o pequeno furo no topo da tampa.
Continua depois da publicidade
A Gazeta apurou informações do site "Additiva" para te informar sobre o motivo das tampinhas terem furos.
À primeira vista, ele pode parecer irrelevante, mas tem duas funções essenciais: uma ligada à eficiência da escrita e outra à segurança da vida humana.
A tinta das canetas é injetada no tubinho interno sob pressão, para ficar concentrada na ponta e permita a escrita.
Continua depois da publicidade
À medida que a tinta vai sendo usada, o espaço interno cria um vácuo, o que poderia causar o retorno da carga e, consequentemente, vazamentos.
O furo na tampa ajuda a equilibrar a pressão, garantindo que a tinta se mantenha estável e a caneta funcione corretamente, sem sujeira ou desperdício.
A segunda função é ainda mais importante. Um estudo do Ministério da Saúde dos Estados Unidos revelou que cerca de cem pessoas morrem todos os anos por asfixia ao engolirem objetos pequenos, como tampas de canetas.
Continua depois da publicidade
Diante desse risco, a BIC desenvolveu um design que permite a passagem de ar em casos de acidente.
Se alguém engolir a tampinha, o furinho cria uma abertura que facilita a respiração até que a ajuda médica seja prestada.
Após a implementação desse recurso, outras fabricantes também passaram a adotar o mesmo modelo, ampliando a segurança em um objeto presente em escolas, escritórios e casas ao redor do mundo.
Assim, o pequeno furo que muita gente nunca notou não apenas mantém a caneta funcionando bem, como também pode ser decisivo para salvar vidas em situações inesperadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade