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Para que servem as pedras nos trilhos do trem? Resposta vai te surpreender

Elas estão em todas as linhas ferroviárias e têm funções importantes

Pedro Morani

21/08/2025 às 14:25

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Você sabe para que serve as peras nos trilhos? O motivo é surpreendente

Você sabe para que serve as peras nos trilhos? O motivo é surpreendente | Freepik

Quem já passou perto de uma linha de trem com certeza reparou nas pedras que ficam sob os trilhos. Muita gente pensa que elas estão ali só para enfeitar ou preencher espaço. 

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Elas são chamadas de lastro e costumam ter de 4 a 15 centímetros (Imagem gerada por IA)
Elas são chamadas de lastro e costumam ter de 4 a 15 centímetros (Imagem gerada por IA)
Essas pedras, conhecidas como lastro, são essenciais para a segurança e estabilidade dos trens (Foto: Pexels)
Essas pedras, conhecidas como lastro, são essenciais para a segurança e estabilidade dos trens (Foto: Pexels)
Nos trens de alta velocidade, como os famosos trens-bala, o lastro não é usado (Imagem gerada por IA)
Nos trens de alta velocidade, como os famosos trens-bala, o lastro não é usado (Imagem gerada por IA)

Mas a verdade é que essas pedras, conhecidas como lastro, são essenciais para a segurança e estabilidade dos trens.

Apesar de discretas, elas desempenham um papel fundamental. E, em alguns casos, até precisam ser substituídas por outro material.

Que pedras são usadas nos trilhos?

As pedras não são escolhidas ao acaso. Elas são chamadas de lastro e costumam ter de 4 a 15 centímetros. Geralmente, são feitas de basalto ou granito, rochas muito resistentes, também usadas em obras e pavimentação.

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O lastro oferece vários benefícios que tornam o transporte mais seguro e estável. Entre as principais funções estão:

  1. Distribuir o peso do trem.
  2. Manter os trilhos firmes no lugar.
  3. Evitar deformações no solo.
  4. Reduzir vibrações durante a viagem.
  5. Ajudar no escoamento da água da chuva.
  6. Impedir o crescimento de ervas daninhas.

Tudo isso garante que os trens possam circular com mais estabilidade e conforto para os passageiros.

E os trens de alta velocidade?

Nos trens de alta velocidade, como os famosos trens-bala, o lastro não é usado. Nesses casos, os trilhos ficam presos em uma base de concreto.

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Isso acontece porque, em velocidades muito altas, as pedras podem ser lançadas para fora e causar acidentes graves. Além disso, a estrutura de concreto é mais resistente, embora também seja muito mais cara.

Por isso, o lastro continua sendo a solução mais comum e econômica em ferrovias do mundo todo.

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