Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entre trilhas, mirantes e bosques, Guarulhos mostra que é possível viver cercado de verde mesmo em meio à região metropolitana. | Freepik
Todo mundo ama um passeio ao ar livre, certo? Em Guarulhos, na Grande São Paulo, não faltam opções para quem quer respirar ar puro e recarregar as energias.
Continua depois da publicidade
A cidade reúne áreas verdes que encantam visitantes de todas as idades — ideais para caminhadas, piqueniques, passeios com pets e momentos de tranquilidade em meio à natureza.
Além de funcionarem como espaços de lazer, os parques são essenciais para a saúde física e mental da população e ajudam a reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Com quase 1,3 milhão de habitantes, segundo o IBGE, Guarulhos é o segundo maior município da região metropolitana e preserva uma ampla faixa de mata atlântica.
Continua depois da publicidade
Fundado em 1974, o Bosque Maia — oficialmente Recanto Municipal da Árvore — é o maior parque urbano de Guarulhos. O espaço combina trechos de mata atlântica com áreas de lazer, ciclovias, pistas de caminhada e playgrounds, atraindo moradores e turistas durante todo o ano.
Além do contato com a natureza, o Bosque Maia é um ponto de encontro cultural, com eventos e atividades ao ar livre. Festas populares e feiras comunitárias são realizadas com frequência, tornando o parque um símbolo de convivência e bem-estar para a cidade.
Endereço: Av. Paulo Faccini, S/N°, Centro
Horário: Todos os dias, das 06h às 22h
Continua depois da publicidade
Uma das maiores áreas de mata tropical urbana do planeta, o Parque Estadual da Cantareira abrange trechos de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e São Paulo. Criado em 1962, o parque é um destino perfeito para quem busca trilhas, ciclismo e contato direto com a natureza.
Entre as opções de passeio estão as trilhas da Pedra Grande, Águas Claras e Engordador, com diferentes níveis de dificuldade. Em pontos mais altos, é possível ter uma vista panorâmica da cidade e observar espécies nativas da fauna e flora.
Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal
Horário: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 08h às 17h
Ingressos: entre R$30 e R$60 (com agendamento prévio)
Continua depois da publicidade
Mais do que um ponto turístico, o Morro do Nhangussu é um sítio arqueológico com registros pré-históricos. Durante o período colonial, foi o primeiro local de lavra de ouro do país, abrigando rochas e formações que contam parte da história brasileira.
Com 961 metros de altitude, o morro oferece uma das vistas mais bonitas de Guarulhos. O acesso pode ser feito por trilha ou de carro, e há um bar na entrada — o “Quintal do Nhangussu” — que serve como ponto de apoio para os visitantes. O local é ideal para assistir ao pôr do sol e relaxar depois da caminhada.
Endereço: R. Monte Bianco, 329 – Água Azul
Continua depois da publicidade
Entre trilhas, mirantes e bosques, Guarulhos mostra que é possível viver cercado de verde mesmo em meio à região metropolitana. Os parques oferecem opções para todos os perfis — de quem busca uma caminhada leve a quem quer se aventurar por trilhas e mirantes.
Mais do que lazer, essas áreas verdes representam um refúgio urbano, contribuindo para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental da cidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade