Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tradição no Brasil, técnica que usa cal nas árvores tem prós, contras e até proibição em alguns países | Foto: Reprodução/Public Domain Pictures
Provavelmente você já se deparou, pelo menos uma vez na vida, com uma árvore com o tronco pintado de branco. A prática, comum no Brasil, não é sobre uma questão de estética, mas sim, cumpre funções importantes que auxiliam na saúde e na proteção de algumas espécies na natureza.
Continua depois da publicidade
A engenheira química Paola Anaya explicou ao jornal La Tribuna que o produto branco usado para pintar os troncos das árvores é cal e serve para “proteger a casca das árvores juvenis com novos brotos contra a radiação solar e alguns ataques de microrganismos ou insetos”.
Ou seja, pintar as árvores de branco é uma técnica simples e eficaz para proteger a saúde delas, especialmente em locais de clima extremo.
Para além da saúde das árvores, a calagem, como é chamada, também contribui para, de tempos em tempos, modificar o pH do solo à medida que é lavada, devido à chuva ou irrigação que pode atingir as bases dos troncos.
Continua depois da publicidade
Não são todas as árvores que vão ser pintadas de branco. Geralmente, a técnica é feita em árvores jovens e/ou espécies vulneráveis.
@realmentecurioso Por que árvores são pintadas de branco? #curiosidades #realmentecurioso #curioso
som original - Realmente Curioso - Realmente Curioso
Apesar de todos esses benefícios, a técnica da calagem possui controvérsias. No México, por exemplo, pintar as árvores de branco foi proibido com a justificativa de que o cal impedia as árvores de respirarem adequadamente.
Continua depois da publicidade
Além disso, ela pode esconder algumas infestações por pragas ou fungos cuja cor é esbranquiçada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade