A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 13 Junho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Por que os garçons entregam a rolha do vinho aos clientes após abrir a garrafa?

Este gesto simples está ligado a uma história de um propósito importante ao consumidor

Leonardo Sandre

12/06/2025 às 16:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ao frequentar um restaurante e pedir um vinho, é comum que o garçom apresente a rolha do produto após abrir a garrafa

Ao frequentar um restaurante e pedir um vinho, é comum que o garçom apresente a rolha do produto após abrir a garrafa | Becerra Govea Photo/Pexels

Ao frequentar um restaurante e pedir um vinho, é comum que o garçom apresente a rolha do produto após abrir a garrafa. Contudo, muitos não sabem o que esta ação significa e ficam sem entender a ação.

Continua depois da publicidade

Trata-se de uma tradição já antiga, mas este gesto simples está ligado a uma história de um propósito importante ao consumidor.

Saiba que não é apenas mera formalidade. Entenda mais sobre o gesto abaixo.

Por que o garçom entrega a rolha de vinho para o cliente após abrir a garrafa?

A atitude trata-se de uma questão de ética e etiqueta no serviço de vinhos, fazendo o garçom garantir a qualidade do produto. Desta forna, o cliente pode verificar a autenticidade e a qualidade do vinho.

Continua depois da publicidade

Isso se deve ao fato de que, tempos atrás, alguns estabelecimentos tinham o costume de abrir uma garrafa de vinho mais cara, que já estava vazia, e encher com outro vinho de qualidade inferior, fechando com uma nova rolha e enganando o consumidor.

Assim, para assegurar a idoneidade do serviço (de que o produto é realmente o da marca destacada), as vinícolas passaram a informar o nome da marca na rolha.

Desta forma, o consumidor pode ler o rótulo da garrafa e ver se ele condiz com o nome destaca na rolha entregue pelo garçom.

Continua depois da publicidade

Cheque também a qualidade do material

Além disso, o ato de entregar a rolha do vinho ao cliente, também permite que outra medida de checagem seja feita. Com a rolha em mãos, é possível verificar qual é a integridade dela, que deve estar úmida e intacta para assegurar a segurança ao consumidor.

Caso ela esteja danificada ou seca, isto pode indicar que o vinho não foi armazenado da maneira correta, fazendo com que ele já esteja no processo de ficar avinagrado.

Pode indicar, ainda, que a garrafa já foi aberta anteriormente e tentada ser fechada como forma de contornar isto.

Continua depois da publicidade

Já no caso de vinhos tintos, a rolha deve conter manchas até certo ponto, isto tende a assegurar que a garrafa foi armazenada em posição horizontal, que é a ideal para evitar o ressecamento da rolha.

A partir de agora, quando for pedir um vinho, certifique-se de conferir a rolha para ver se bate se a marca registrada nela bate com o rótulo da garrafa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados