Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Jucelino era o nome do jacaré que inspirou o famoso post de 2014 e transformou a Lagoa da Pampulha em palco de uma lenda digital | Freepik
O meme do jacaré da Pampulha cada vez mais gordo e tranquilo é um clássico que inunda as redes sociais, especialmente após as ceias de Natal e Réveillon, quando alguém se sente precisamente assim e posta o print.
Continua depois da publicidade
Essa imagem, que circula há anos, é constantemente lembrada em listas de memes históricos, como as que costumam aparecer em páginas de entretenimento e curiosidades.
Mas a origem dessa lenda digital, que já completa mais de 10 anos, começou em um dia comum nas margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, um dos pontos turísticos mais visitados da capital mineira.
Tudo teve início com uma foto do réptil conhecido como Jucelino, capturada perto do Mineirinho e enviada à redação do jornal Estado de Minas. A ideia original era fazer uma reportagem sobre o jacaré, considerado o maior já visto na Pampulha.
Continua depois da publicidade
Desde então, essa história virou um marco. Contudo, o que realmente marcou a internet e deu origem ao fenômeno foi o título dado ao texto. Em 2 de janeiro de 2014, o meme nasceu e, a partir daí, o jacaré tornou-se sinônimo de tranquilidade e opulência pós-festas.
O nascimento do meme foi bastante orgânico. O repórter Mateus Parreiras recebeu a foto do jacaré, registrada pela irmã dele, que mora nas imediações da Lagoa da Pampulha. Jucelino, apelido atribuído por moradores e turistas, estava aproveitando o sol e chamando atenção.
Parreiras enviou a imagem à redação com a sugestão de noticiar o animal. Na sequência, a pauta passou para outra pessoa, que escreveu o texto com as informações disponíveis sobre o réptil.
Continua depois da publicidade
A foto foi carregada e o título foi digitado: jacaré da Pampulha cada vez mais gordo e tranquilo. Bastou um print do título para que a imagem se transformasse em um meme instantâneo e viralizasse em redes sociais.
Mesmo tendo começado como piada, a foto de Jucelino acabou divulgando ainda mais a Pampulha, um dos principais cartões-postais de BH, também conhecido pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
Com o tempo, a frase “cada vez mais gordo e tranquilo” evoluiu para uma expressão usada para descrever situações insólitas, funcionando como um tipo de evento marcante, comparável a exemplos irônicos que circulam online, como “Caetano Veloso estaciona o carro no Leblon”.
Continua depois da publicidade
Para tristeza dos fãs do meme, Jucelino morreu dois anos após se tornar lenda na internet, mas sua história continua viva nas redes e em publicações que relembram grandes memes brasileiros.
Embora Jucelino tenha partido, outros jacarés-de-papo-amarelo seguem vivendo na Lagoa da Pampulha, mantendo a tradição de estarem “cada vez mais gordos e tranquilos”.
Em 2022, uma fêmea da espécie foi vista com filhotes na região. Já em 2025, durante uma caminhada pela orla da lagoa, um morador encontrou um filhote de jacaré na pista de caminhada perto do Parque Ecológico de Belo Horizonte, reforçando que a presença desses animais continua ativa no local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade