A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 08 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Por que o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros é mais do que só uma paisagem

Local esconde segredos geológicos que intrigam especialistas

Jenny Perossi

08/09/2025 às 16:31  atualizado em 08/09/2025 às 16:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
pedras brancas e cinzas que parecem a superfície lunar

pedras brancas e cinzas que parecem a superfície lunar | Wikimedia Commons

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás, esconde diversos segredos e paisagens únicas. Uma delas, que intriga geólogos até hoje, é o Vale da Lua, com pedras brancas e cinzas que parecem a superfície lunar.

Continua depois da publicidade

O vale é um dos pontos mais visitados da Chapada, e surpreende com piscinas e hidromassagem naturais, pequenas cachoeiras e uma linda vista panorâmica de seu mirante.

O vale é cortado pelo rio São Miguel, que esculpiu as pedras até formar a icônica paisagem lunar que surpreende turistas em todas as épocas do ano. Entenda por que o Vale da Lua é tão único, e como visitar.

Como foi formado? 

Pode parecer uma paisagem vinda diretamente de outro planeta, mas as rochas do Vale da Lua na verdade são bastante típicas da Terra. Tratam-se de rochas sedimentares, ou seja, rochas formadas pela deposição de diferentes sedimentos ao longo dos éons.

Continua depois da publicidade

Segundo o livro "Landscapes and Landforms of Brazil”, escrito por Osmar Abílio de Carvalho Júnior e outros especialistas, as rochas da Chapada dos Veadeiros são dos grupos Neoproterozóicos Araí e Paranoá.

Depois de formadas, as rochas passaram por um processo único de erosão pelo rio São Miguel, que formou as crateras e as piscinas únicas. Em dias de sol, as pedras brilham com a cor prateada, o que favorece a impressão de ser mesmo de outro planeta. São imagens de tirar o fôlego.

Como visitar o Vale da Lua

O Vale da Lua fica a nove quilômetros do vilarejo de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, e os últimos cinco quilômetros são feitos em uma estrada de terra. Chegando lá, é hora de pegar uma trilha de um quilômetro.

Continua depois da publicidade

A trilha até as piscinas naturais e as pequenas cachoeiras é considerada de dificuldade fácil, mas o site oficial da Chapada dos Veadeiros não recomenda a ida sem guias, pois é um lugar com alto risco de acidentes.

Considere visitar o Vale da Lua, mas tome cuidado! Você não vai querer cair em uma cratera lunar…

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados