A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Junho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Por que seus dedos enrugam na água e o que isso pode revelar sobre a sua saúde

A velocidade com que os dedos enrugam podem indicar doenças crônicas

Leonardo Siqueira

20/06/2025 às 10:46

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Leva cerca de 3,5 minutos em água morna (40°C) para que as pontas dos dedos comecem a enrugar

Leva cerca de 3,5 minutos em água morna (40°C) para que as pontas dos dedos comecem a enrugar | Freepik

Basta alguns minutos de imersão em água morna para que a pele dos dedos se transforme.O fenômeno, tão comum para quem relaxa na banheira ou na piscina, intriga cientistas há décadas: afinal, por que só dedos das mãos e dos pés passam por essa mudança, enquanto braços, pernas e rosto permanecem intactos?

Mais curioso ainda é saber que esse detalhe pode revelar informações importantes sobre nossa saúde. Veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Um reflexo controlado pelo cérebro

Durante muito tempo, acreditou-se que os sulcos (rugas ou dobras) surgiam apenas porque a água penetra nas camadas externas da pele por osmose, causando inchaço. Mas desde 1935, estudos mostraram que o processo é bem mais complexo. 


Médicos observaram que pacientes com lesões em nervos que ligam o braço à mão — como o nervo mediano — não apresentavam o enrugamento típico. Esse nervo regula funções automáticas, como a sudorese e a contração dos vasos sanguíneos.

Pesquisas mais recentes comprovaram que quando mergulhamos as mãos na água, ocorre uma reação controlada pelo sistema nervoso. 

A água altera o equilíbrio de sais na pele, disparando sinais elétricos que contraem vasos sanguíneos na ponta dos dedos. O volume de tecido diminui, puxando a pele para baixo e criando sulcos — sempre no mesmo padrão.

Em 2003, neurologistas em Singapura confirmaram isso ao medir a circulação nas mãos de voluntários durante a imersão. Eles observaram uma queda significativa do fluxo sanguíneo conforme os dedos enrugavam. 

Aplicar anestésico local, que também contrai os vasos, produzia o mesmo efeito. Como resume Nick Davis, neurocientista britânico que estuda o fenômeno: 

“Faz sentido quando você olha para seus dedos quando eles ficam enrugados. As polpas ficam pálidas porque o suprimento de sangue é desviado da superfície”, disse a BBC Londres.

Uma vantagem evolutiva

Se o nosso corpo ativa essa resposta, é porque ela traz algum benefício. Estudos indicam que os sulcos nos dedos funcionam como ranhuras de pneus ou solas de sapatos, ajudam a expulsar a água e melhoram a aderência em superfícies molhadas.

Intrigado com uma pergunta do filho, Davis testou essa hipótese com 500 voluntários no Museu de Ciência de Londres. 

Ele mediu a força que precisavam para segurar um objeto de plástico. Mãos secas exigiam menos força que mãos molhadas — mas, depois de alguns minutos na água, os dedos enrugados ofereciam uma aderência intermediária, mesmo molhados. 

“O enrugamento aumentou o atrito entre os dedos e o objeto. O mais interessante é que nossos dedos percebem essa mudança e usamos essa informação para aplicar menos força e segurar algo com segurança”, conta Davis. 

Isso faz diferença em tarefas simples, mas pode ser ainda mais importante em ambientes úmidos e escorregadios. 

“Se você não precisa apertar tanto para segurar algo, os músculos da mão se cansam menos e você aguenta fazer isso por mais tempo”, diz o neurocientista e psicólogo da Universidade Metropolitana de Manchester.

Experimentos semelhantes em Newcastle comprovaram que os voluntários transferiram objetos submersos 12% mais rápido quando seus dedos estavam enrugados, em comparação com dedos molhados, mas lisos.

Continua depois da publicidade

Uma pista para médicos

Além de ser uma herança útil para nossos ancestrais — que precisavam caminhar sobre pedras molhadas ou coletar alimentos na água —, os dedos enrugados são hoje uma ferramenta clínica. 

A velocidade e a simetria dos sulcos podem indicar doenças como diabetes tipo 2, fibrose cística, insuficiência cardíaca e até Parkinson.

Curiosamente, mulheres costumam demorar mais que homens para desenvolver as rugas. E em água salgada, o processo é mais lento, pois a diferença de sais entre pele e ambiente é menor.

Mesmo assim, ainda resta uma pergunta: se dedos enrugados melhoram a aderência na água e não prejudicam em ambientes secos, por que não mantê-los assim o tempo todo?

A explicação pode estar na sensação tátil alterada — algumas pessoas sentem desconforto ao tocar objetos secos com a pele enrugada. 

“Essas pessoas têm verdadeira aversão, porque pegar algo com os dedos enrugados parece estranho”. 

Enquanto a ciência não decifra todos os detalhes, uma coisa é certa: aquele enrugadinho inofensivo durante o banho é, na verdade, um reflexo sofisticado, moldado pela evolução e usado pela medicina para entender melhor nossa saúde.
 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados