Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vírus não é transmissíveis em outros animais | Reprodução NBC PalmsPrings
Um fenômeno incomum aconteceu em Fort Collins, no estado do Colorado, nos EUA, em 2025. Coelhos estavam circulando pela cidade com tentáculos e chifres na cabeça. A deformação assustou os moradores que pensaram na possibilidade de uma doença contagiosa.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à CNN, Susan Mansfield, moradora de Fort Collins, disse que conhece o coelho. “Ele tem a mesma mancha negra, e eu sempre tive curiosidade sobre o que era. Pensei que morreria durante o inverno, mas não foi assim; voltou no segundo ano.”
Não é caso de inteligência artificial. O Departamento de Parques e Vida Silvestre de Colorado afirmou que a doença é exclusiva dos coelhos, humanos não podem ser afetados. Também não existe cura, trata-se do vírus do papiloma de Shope.
A Universidade de Missouri explicou que é uma doença rara que acomete com mais frequência coelhos-de-cauda-de-algodão. E recomenda que, mesmo não sendo transmissível, é aconselhável que os humanos não fiquem perto.
Continua depois da publicidade
Os “tentáculos” são considerados tumores benignos ou verrugas. Crescem por meio de infecção, em alguns casos, dificultam a alimentação, visão e respiração do animal — o que pode levá-lo à morte.
Essas verrugas foram notadas por Susan Mansfield, moradora de Fort Collins. Ela pensou que os animais morreriam no inverno, mas eles retornaram no ano seguinte. “Eu estava muito curiosa para saber o que era”, contou à CNN.
Caso um coelho doméstico seja infectado, uma cirurgia deve ser feita. Esse foi o primeiro vírus de DNA comprovadamente tumorígeno em mamíferos, descoberto na década de 1930 por Richard Shope.
Continua depois da publicidade
Os tumores não machucam os animais por se assemelharem a uma verruga. De qualquer forma, esse é um vírus antigo que volta à popularidade vez ou outra por conta das redes sociais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade