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Ligações spam atrapalham vida cotidiana dos brasileiros. | Imagem: Agência Brasília/Flickr
Já estão na casa dos bilhões as ligações indesejadas de telemarketing. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), só em 2024, 84 bilhões de chamadas spam foram bloqueadas.
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Essas chamadas incomodam pela insistência e frustram quem espera uma ligação de alguém especial ou uma resposta de uma possível vaga de emprego, por exemplo.
Saiba agora um truque simples para não ouvir mais a voz automatizada de empresas de telemarketing que buscam te vender produtos.
Alguns celulares Android já possuem funções para bloquear chamadas identificadas como possível spam, mas esse mecanismo nem sempre funciona.
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O mecanismo automático do Google também utiliza dados de localização do Google Maps para bloquear as chamadas spam, mas a automação apresenta algumas falhas.
A dica é utilizar aplicativos gratuitos, como TrueCaller ou WhosCall, que te dão informações como o local de onde a chamada é feita. Se for a terceira chamada registrada do mesmo estado, principalmente estados conhecidos pelos centros de telemarketing, já é um bom indicativo.
A Anatel oferece o programa “Não Me Perturbe” para evitar que números recebam chamadas de spam excessivas. A medida não bloqueia todas as chamadas spam, pois elas são de diferentes naturezas e de muitos números, mas segura boa parte deles.
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Ao cadastrar o número no site naomeperturbe.com.br, em até 30 dias o usuário não receberá mais ligações com ofertas de serviços de telecomunicações, como telefonia móvel e internet, e nem crédito e empréstimo consignado das empresas em acordo com a Anatel.
Por causa da infestação de chamadas spam, muitas pessoas preferem não atender mais ligações de qualquer natureza.
Com aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, Telegram e outros, muitos usuários preferem se comunicar por texto, áudio, chamadas de vídeo e até mesmo por figurinhas.
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Enquanto uma solução definitiva não é obtida e regularizada pelo governo federal, essas soluções buscam trazer alguma comodidade para um serviço cada vez menos utilizado pela população.
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