Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Brasília é a melhor capital do Brasil segundo o IPS | Imagem: Governo do Brasil
Um estudo inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS) em todos os 5.571 municípios do País para criar um ranking de qualidade de vida entre todas as cidades e todos os estados do Brasil.
Continua depois da publicidade
O índice leva em conta critérios em três campos: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades.
O IPS é atualizado todo ano e o valor do estado é uma média dos municípios.
Veja agora os quatro estados mais bem colocados, os piores colocados, e quais capitais mandaram bem no levantamento.
Continua depois da publicidade
Entre todos os estados do Brasil, os melhorres colocados foram:
Já os piores colocados foram:
O objetivo do levantamento, segundo contou Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil, para o portal jornal O Globo, é não quantificar dados já consolidados como o PIB, mas qualificar os resultados e colocar dados em contexto.
Continua depois da publicidade
“Para o IPS não interessa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida”, declarou o coordenador.
Já entre as melhores capitais, ganham as que foram planejadas, destacaram especialistas. Isso coloca Brasília, cidade planejada mais notável do país, em primeiro lugar. O ranking das cinco maiores são:
Interessante notar que o Rio de Janeiro, talvez a cidade mais icônica do Brasil, não pontuou bem entre as capitais, e ficou em 14º lugar, enquanto São Paulo ficou por pouco fora das cinco maiores, e alcançou o 6º lugar. A explicação, segundo Veríssimo, está na desigualdade:
Continua depois da publicidade
“O IPS não tem indicador de renda, mas de certa forma consegue medir desigualdade social. Então cidades mais desiguais são afetadas [...] Quem conhece as praias do Rio e de Maceió não vê de perto os problemas sociais.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade