Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conheça as cidades onde as temperaturas batem recorde de calor em SP | Freepik
Apesar da ideia de que o estado de São Paulo possui um clima predominantemente ameno, a realidade mostra um cenário bem mais diversos.
Continua depois da publicidade
Entre as diferentes regiões, há cidades do interior que se destacam pelas altas temperaturas, atraindo quem prefere viver ou passear em lugares de clima mais quente.
A seguir, a Gazeta de São Paulo apresenta as 5 cidades mais quentes do estado, de acordo com levantamento do site QuintoAndar. Confira:
Frequentemente no topo dos rankings de calor, Igarapava fica a cerca de 445 km da capital paulista e tem aproximadamente 46,8 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
O município possui clima subtropical úmido, marcado por verões quentes e chuvosos e invernos secos, mas também quentes. Em alguns períodos, os termômetros chegam a impressionantes 41,1°C.
Com pouco mais de 19 mil moradores e situada a 400 km da capital, Miguelópolis tem clima tropical, com verões quentes e úmidos e invernos secos e amenos.
O calor intenso é aliviado pela presença de áreas verdes, praças e parques, que oferecem qualidade de vida. A cidade também chama atenção pelas paisagens naturais e atrativos para quem busca lazer ao ar livre.
Continua depois da publicidade
Conhecida por sua vocação agrícola, Bebedouro registra temperaturas médias de 40,6°C.
Localizada a 405 km da capital e com cerca de 76 mil habitantes, a cidade oferece opções de lazer como o Parque dos Lagos e o Museu de Arte de Bebedouro, além de áreas verdes que ajudam a suavizar o calor.
Situada a 430 km de São Paulo e com cerca de 37,5 mil moradores, Ituverava alcança médias de 40,4°C nos meses mais quentes.
Continua depois da publicidade
O município se destaca pela boa infraestrutura urbana e pela economia voltada para a agropecuária e a indústria. Para os momentos de descanso, praças e parques são pontos de encontro da população.
Com quase 700 mil habitantes, Ribeirão Preto é um dos mais importantes polos do interior paulista. Localizada a 300 km da capital, a cidade tem clima tropical e temperaturas que chegam a 41°C.
Além do calor, o município se destaca por sua economia diversificada, infraestrutura completa e agenda cultural movimentada, que inclui teatros, museus e eventos durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
O principal fator que explica as altas temperaturas é a menor influência das massas de ar oceânicas, que regulam o clima nas regiões próximas ao litoral. No interior, o efeito é o oposto: o calor se intensifica.
Além disso, a urbanização acelerada e a diminuição de áreas verdes favorecem o chamado efeito ilha de calor, que eleva ainda mais a sensação térmica.
Para quem gosta de calor, essas cidades podem ser boas opções para morar. No entanto, é importante avaliar outros aspectos, como custo de vida, infraestrutura e qualidade dos serviços.
Continua depois da publicidade
O estado de São Paulo é diverso e abriga tanto regiões amenas quanto municípios marcados pelo clima intenso. A escolha depende do que melhor se adapta ao estilo de vida de cada pessoa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade