Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Um dos refrigerantes de maior sucesso no Brasil a partir dos anos de 1960 surgiu no interior de São Paulo: a Tubaína | Imagem gerada por IA
Um dos maiores sucessos no Brasil a partir dos anos de 1960 quando o assunto é refrigerante foi o fenômeno Tubaína, bebida à base de guaraná com sabor de tutti-frutti. A bebida com a fórmula original perdeu espaço nacionalmente, tendo dado lugar a uma opção com o nome parecido: "Itubaína", da Schin.
Continua depois da publicidade
Contudo, o que talvez pouca gente saiba é que este sucesso saiu do interior de São Paulo, mais precisamente da cidade de Piracicaba.
Abaixo, conheça mais sobre a origem deste marcante refrigerante brasileiro.
Continua depois da publicidade
Existem diferentes versões sobre a criação da Tubaína, com dois dos lados sendo originados na cidade de Piracicaba e registrado em Jundiaí.
A primeira versão conta que o inventor do produto foi José Miguel de Andrade, proprietário da fábrica de licores e vinagres Andrade, fundada em 1890.
O nome teria sido originado graças a seu filho, Thales de Andrade (professor, escritor e um dos pioneiros da literatura infantil brasileira), que, ao experimentar a bebida pela primeira vez, teria dito que ela era "cotuba", gíria usada na época para "legal".
Continua depois da publicidade
Assim, a bebida teria inicialmente sendo batizada de "cotubaína", nome que depois foi alterado para a grafia conhecida.
Uma segunda versão afirma que o refrigerante foi criado com o nome "Etubaína" na fábrica de refrigerantes Orlando, na década de 1930, também em Piracicaba.
Os principais ingredientes para a produção do refrigerante são: banana, pêssego, pera e morango.
Continua depois da publicidade
Esta empresa complementa, inclusive, que a "receita utilizada na Etubaína Orlando foi descoberta pela família Andrade, que era concorrente, porém amiga, da família Orlando".
A fórmula em questão é produzida até hoje, sendo a base de abacaxi, morango e maçã.
O primeiro registro da marca "Tubaína", contudo, não foi feito por nenhuma destas empresas, mas sim pela fábrica de refrigerantes Ferráspari, localizada em Jundiaí, também no interior paulista.
Continua depois da publicidade
Conforme afirma a empresa, o produto se originou de uma bala, no sabor "Turbaína", que deu origem ao refrigerante em meados dos anos 1930.
A opção de "tubaína" mais famosa no mercado brasileiro é a Itubaína Schin, da antiga Schincariol, existente desde 1954.
A bebida quase teve que mudar de nome após uma ação, em 2015, movida pela Ferráspari. Porém, a Schincariol garantiu o direito para a empresa seguir utilizando a mesma nomenclatura,
Continua depois da publicidade
Estão comercializados nos mercados brasileiros três sabores do refrigerante: "original", "maçã" e "guaraná".
Fato é que, desde o princípio, a bebida conquistou o coração dos fãs, tendo além de um sabor elogiável, um preço mais baixo do que a concorrência.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade