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Entenda como funciona o rodízio de São Paulo | Divulgação/CET São Paulo
No primeiro semestre de 2025, o rodízio municipal de veículos em São Paulo resultou em quase 900 mil multas, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
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As infrações relacionadas ao Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores representam 23% do total de autuações registradas na cidade, movimentando mais de R$ 100 milhões em arrecadação.
Apesar dos números expressivos, muitas dúvidas ainda cercam os motoristas — e a falta de atenção às regras pode levar a penalidades evitáveis. Para ajudar, a Gazeta de São Paulo preparou um guia completo com as principais informações sobre o funcionamento do rodízio, suas exceções e penalidades.
O rodízio restringe a circulação de veículos no chamado centro expandido por um dia na semana, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h.
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A restrição é determinada pelo dígito final da placa:
Não há tolerância para atrasos: um minuto fora do horário já pode gerar multa. Além disso, o rodízio é controlado por período. Isso significa que, se o motorista circular na área restrita pela manhã e novamente à tarde/noite, receberá duas autuações. A fiscalização é feita por radares e agentes de trânsito.
As regras valem para todos os veículos, inclusive os de outros municípios ou estados, desde que circulem na área de abrangência. Motocicletas e veículos similares, no entanto, não entram no rodízio.
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Estão isentos: transporte coletivo, escolar, guinchos autorizados, veículos de socorro, viaturas policiais e bombeiros.
Também entram na lista serviços da Defesa Civil, Forças Armadas, fiscalização de transporte de passageiros, serviços funerários e penitenciários, Conselhos Tutelares e Tribunal Regional Eleitoral. Em muitos casos, é necessário cadastro prévio junto à CET.
Apenas veículos elétricos, híbridos ou a Hidrogênio têm liberação total para circular. Carros movidos a gás natural veicular continuam sujeitos à restrição.
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Desrespeitar o rodízio é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Com quase um quarto de todas as multas da capital relacionada ao rodízio, conhecer e seguir as regras é essencial para evitar prejuízos e contribuir para a mobilidade no trânsito paulistano.
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