Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estas alterações na rotação do planeta têm relação com processos internos de alta complexidade | tawatchai07/Freepik
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, analisaram a rotação da Terra e apontaram que o planeta está passando por variações que, ao longo de milênios, podem tornar os dias mais longos, tendo 25 horas totais.
Continua depois da publicidade
Embora a medida ainda seja apenas uma possibilidade para um futuro distante, a descoberta intrigou os cientistas, que utilizaram um laser anular de alta precisão para observar as alterações mínimas na velocidade de rotação da Terra.
Os pesquisadores monitoraram a rotação da Terra com a ajuda de um laser anular instalado no Observatório de Wettzell, e com apenas duas semanas de observação, foram capazes de detectar uma variação de seis milissegundos na rotação do planeta.
Por menor que este valor pareça, a variação se acumula com o passar do tempo, fazendo com que, ao longo de milhares de anos, isso possa resultar em mudanças significativas na duração dos dias.
Continua depois da publicidade
Nesta diferença, demorariam mais de 39,4 mil anos para que os seis milissegundos atingem 24 horas de impacto, por exemplo.
Os resultados surpreenderam os especialistas e contribuem para outras pesquisas de diversas áreas, incluindo a astronomia, geofísica e climatologia.
Além da rotação, recentemente, o núcleo da Terra também parou de girar, causando efeitos sentidos pelos especialistas.
Continua depois da publicidade
Estas alterações na rotação do planeta têm relação com processos internos de alta complexidade, como o movimento do núcleo líquido e das placas tectônicas.
A interação gravitacional com a Lua também possui um papel importante no ocorrido, uma vez que a atração faz com que a Lua se afaste da Terra a uma taxa de aproximadamente 3,8 centímetros por ano, o que afeta diretamente a rotação do planeta.
Portanto, mesmo que os dias de 25 horas ainda sejam uma possibilidade muito distante, o estudo da TUM traz uma nova perspectiva sobre a dinâmica do nosso planeta, ampliando a compreensão sobre como a Terra interage com outros corpos celestes, como a Lua, e como esses processos podem influenciar a nossa vida cotidiana no futuro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade