Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lenda do leste europeu moldou todo um comportamento durante o Natal | Karel Drozda | Pexels
Durante on final de ano do leste europeu, sobretudo na Ucrânia, as famílias costumam pendurar teias de aranha nas árvores de Natal. Esses adereços costumam ser dourados, prateados ou até mesmo coloridos.
Continua depois da publicidade
De qualquer forma, ainda são bastante resistentes e duram por todas as festividades. Os aracnídeos artísticos fazem parte de uma tradição festiva que começou na região no final do século XIX e início do século XX.
Mas como esse enfeite que parece mais de Halloween tomou conta dos lares da Ucrânia? A reposta pode ser encontrada na literatura.
Segundo historiadores, a origem das aranhas de festas vem de um conto popular da região: A Lenda da Aranha de Natal. A história conta sobre uma viúva empobrecida e seus filhos, que tentavam decorar um pinheiro no jardim, depois de uma pinha cair.
Continua depois da publicidade
Porém, a falta de dinheiro para comprar decorações típicas fez com que a família encontrasse uma alternativa. Dias depois, as aranhas que moravam na casa ouviram o choro da família e decidiram enfeitar os galhos com as suas teias.
Na manhã seguinte, a árvore apareceu brilhosa para toda a família em tons de prateado à luz do sol. A alegria da família foi tanta que o vazio criado pela falta de dinheiro logo foi embora.
A lenda ganhou tamanha popularidade que acabou sendo conhecida no mundo todo. O que era penas costume dos ucranianos, chegou a todo o leste europeu. Milhares de famílias penduram teias de aranha em suas árvores durante o período natalino.
Continua depois da publicidade
O conto inspirou a ópera The Christmas Spider, feita pelo The American Opera Project todos os anos. Na Ucrânia, as aranhas são associadas a boa sorte, semelhante às joaninhas no Brasil. Por isso, virou um hábito não remover as teias durante o período de férias.
Dessa forma, os ucranianos acreditam que essa é uma forma de trazer boa sorte para o novo ano que se inicia. Não expulsar as aranhas é um símbolo de gratidão para a população do leste europeu. Representa o apreço da família pela ação generosa dos aracnídeos que moram na sua casa.
Será que vale a pena enfeitar a árvore-de-natal com teias esse ano?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade