Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Costume pode ter diferentes interpretações pelo mundo | Imagem gerada por IA
Você já viu carros estacionados com objetos em cima? Pode parecer banal, mas a depender do país eles podem ter um importante significado.
Continua depois da publicidade
Na Argentina, uma simples garrafa de água em cima do carro tem um significado inusitado. Ela indica que aquele ceículo está sendo vendido pelo proprietário.
Apesar disso parecer estranho para os brasileiros, registros dizem que a prática já acontece há mais de 60 anos no país vizinho.
Isso porque, nos anos 1940, a Direção Geral de Impostos (DGI), órgão responsável pela aplicação, arrecadação e fiscalização dos impostos nacionais na República Argentina, cobrava um imposto sobre a venda de carros usados.
Continua depois da publicidade
Para driblar esse imposto, os vendedores dos automóveis buscaram uma forma discreta de identificar visualmente a venda.
Por isso, essa prática ainda é usada hoje. Uma garrafa d'água no teto é um sinal de que o veículo está à venda. É uma maneira barata e eficaz de atrair a atenção de potenciais compradores que passam pelo local.
A prática também ajudou na economia com gastos desnecessários, como placas e anúncios em sites e jornais.
Continua depois da publicidade
Hoje, é comum personalizar os carros de acordo com o estilo de quem dirige, usando todo tipo de enfeite e modificação.
As redes sociais têm impulsionado esse tipo de comportamento. Em alguns casos, isso pode ser arriscado, como instalar adesivos com strass bem no volante, que podem gerar graves machucados em caso de acidentes.
Tem casos que inclusive podem levar a multas, como colar adesivos nas carrocerias. Se o usuário instalá-los na placa do carro, as multas podem chegar a quase R$300, além de 7 pontos na carteira e apreensão do veículo.
Continua depois da publicidade
Um tema bastante comentado ultimamente tem sido os patinhos de borracha colocados no topo dos Jeeps estacionados.
Esse hábito começou em 2020, durante a pandemia, e é conhecido como “Jeep Ducking”. Ao se espalhar por vários países, outras marcas aderiram à tendência e donos têm deixado objetos em seu carro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade