Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Transtorno de Personalidade Antissocial pode surgir nas mais diversas famílias. | Imagem: PickPik
Psicopatia não é uma doença específica, mas é caracterizada por sintomas mais profundos e intensos de Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA), e os sinais podem aparecer logo na infância.
Continua depois da publicidade
Segundo Essi Viding, professora de psicopatologia do desenvolvimento na University College London, o transtorno é amplificado pelo aumento do individualismo na criação dos filhos e nas sociedades.
A especialista contou para o portal filandês Kaksplus alguns sinais de psicopatia infantil, e como a criação que os pais dão para os filhos pode gerar casos de TPA. Entenda agora:
“Você nem sempre pode fazer exatamente o que lhe parece bom. Há muitas pessoas ao seu redor cujas necessidades você precisa aprender a levar em conta”, afirmou a psicóloga. Um estilo de educação centrada muito no indivíduo pode levar a criança a desenvolver uma personalidade egoísta.
Continua depois da publicidade
“Você também precisa aprender a suportar decepções. Nem tudo pode ser exatamente como você se sente melhor. A sociedade é uma comunidade ", ela enfatiza.
Nesse sentido, ensinar para as crianças logo cedo que suas ações possuem consequências que afetam as pessoas ao seu redor pode evitar o desenvolvimento desse transtorno de personalidade, explica Viding.
A professora Viding participou de um estudo para entender por que algumas crianças desenvolvem comportamento antissocial, e outras não. O estudo avaliou psicopatas adultos e o histórico familiar deles.
Continua depois da publicidade
O interessante do achado de Viding foi que a sociopatia pode se desenvolver nas mais diversas configurações familiares.
“O desenvolvimento da personalidade antissocial não é inequívoco. Não podemos afirmar que certos eventos da infância podem levar uma criança a se tornar um psicopata”, afirma a professora.
Mesmo eventos traumáticos, como mortes ou abusos, podem fazer algumas crianças crescerem empáticas, e outras completamente distantes.
Continua depois da publicidade
“As diferenças entre as pessoas em todos os traços psicológicos se devem, em parte, à herança genética. Ou seja, existem genes que predispõem ao desenvolvimento de transtornos de personalidade e genes que promovem o desenvolvimento da empatia ", conta Viding.
Da mesma maneira que criticar demais uma criança pode levá-la a desenvolver baixa auto-estima e problemas correlatos, inflar demais o ego de uma criança pode levar ela a ser excessivamente autocentrada.
Os estudos de Viding mostraram que crianças com mais características de destaque entre seus pares possuem maior chance de desenvolver transtornos de personalidade psicopática, narcisista e anti social na idade adulta.
Continua depois da publicidade
Alguns sinais de psicopatia infantil incluem “falta de empatia, egoísmo extremo, egocentrismo, colocar as próprias necessidades antes das dos outros, ter o senso de autoestima exagerado e a criança se recusar a assumir a responsabilidade por suas próprias ações”, afirma a doutora.
É claro que para algumas crianças ter uma educação pró-social vai ser mais fácil do que para outras, mas “precisamos desenvolver intervenções que levem em conta o fato de que ser pró-social não é algo igualmente fácil para todos os indivíduos”, completa Essi Viding.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade