Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
É muito parecida com café, mas traz mais propriedades nutricionais | Imagem gerada por inteligencia artificial
Para os brasileiros, acordar de manhãzinha é quase sinônimo de tomar uma boa xícara de café. O que muitos não sabem é que existem outros grãos que podem ser moídos para fazer uma bebida parecida, e um deles é conhecido como “elixir da longevidade”.
Continua depois da publicidade
Os cafés de outros grãos foram desenvolvidos para serem substitutos quando o preço do café estiver muito caro, ou em tempos de guerra e escassez. Mas agora os nutricionistas começam a olhar para eles pelo bem que podem fazer à saúde.
E a bebida que se destaca por ser super nutritiva, considerada por alguns como um superalimento, é o café de cevada. Entenda agora quais são os benefícios nutricionais dessa opção que é até mesmo mais barata.
A cevada, que também é o principal ingrediente da cerveja, aqui é torrada e moída para ficar com o sabor parecido com o do café. A cor da bebida e a textura da espuma também ficam bastante parecidas.
Continua depois da publicidade
Contudo a cevada é ligeiramente mais doce, e alguns consumidores relatam sentir um leve gosto de nozes. Além das opções em pó, há também o café de cevada solúvel, para ser colocado em água quente.
O café de cevada está ganhando fama como “elixir da longevidade” pela quantidade de nutrientes. Como o grão é torrado e moído com casca, a bebida é rica em fibras, antioxidantes, carboidratos complexos e até vitaminas do grupo B.
Essa combinação auxilia na saúde intestinal e até mesmo a controlar o colesterol no sangue e a pressão arteiral. Entre os minerais importantes se destacam o selênio e o magnésio, que fazem bem para os ossos e são fundamentais para a liberação de energia dos músculos.
Continua depois da publicidade
Junto com os antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce das células, o café de cevada é um pacote completo para quem busca longevidade com saúde.
O café de cevada não possui cafeína, o que para alguns pode ser um problema. Contudo, para alguns cientistas, evitar a cafeína logo de manhã pode ser a escolha mais sábia e saudável.
É o caso de Steven Miller, um pós-doutorando em ciências da saúde da Universidade de Bethesada (EUA). Segundo ele, o corpo já possui naturalmente um pico de cortisol, hormônio que te faz acordar, no período das 8 às 9h da manhã.
Continua depois da publicidade
Tomar café logo pela manhã faz a cafeína competir com o cortisol. Além de uma anular o efeito da outra, o cortisol aumenta a tolerância da cafeína, segundo o estudo de Miller.
O café de cevada logo pela manhã pode ser de grande ajuda para quem quer seguir a dica de Steven Miller e deixar a primeira dose de cafeína para depois das 10h, quando o pico do cortisol já decaiu.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade