Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conheça um dos 7 estádios mais importantes de São Paulo que reabriu recentemente | Divulgação / Museu do Futebol
Após 3 anos de reformas, o Estádio do Pacaembu, agora renomeado como Mercado Livre Arena Pacaembu, foi reaberto ao público.
Continua depois da publicidade
Localizado na zona oeste de São Paulo, o estádio continua em obras, mas já liberou espaços como a quadra de tênis e o centro de convenções para eventos.
Dentro do estádio, o Museu do Futebol também reabriu após oito meses de reforma e ofereceu novas instalações focadas no futebol feminino, racismo no esporte e diversidade, incluindo uma nova sala dedicada exclusivamente a Pelé.
A cidade de São Paulo também contém outros estádios importantes para o futebol brasileiro. A Capital conta com 3 grandes clubes: Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Além desses, outros como Juventus da Mooca e Portuguesa entram na lista.
Continua depois da publicidade
Foto: Divulgação / Museu do FutebolO Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, foi inaugurado em 27 de abril de 1940. Situado na Praça Charles Miller, na Zona Oeste de São Paulo, o estádio é uma das estruturas esportivas mais antigas da cidade e já sediou eventos importantes, incluindo jogos da Copa do Mundo de 1950.
O primeiro jogo no Pacaembu ocorreu em 28 de abril de 1940, um dia após a inauguração, envolvendo o Palestra Itália (hoje Palmeiras) e o Coritiba, com vitória do Palestra por 6 a 2. Este jogo fez parte de um torneio organizado para marcar a abertura do estádio. O Palestra Itália venceu também a partida final contra o Corinthians, tornando-se o primeiro campeão no novo estádio.
O local também abriga o Museu do Futebol, inaugurado em 29 de setembro de 2008, que está situado abaixo das arquibancadas e oferece exposições sobre a história do futebol. O estádio é também um ponto de interesse cultural e histórico para a cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Estádio do Pacaembu, agora renomeado como Mercado Livre Arena Pacaembu, passou para a gestão privada sob a administração da concessionária Allegra.
A empresa assumiu a manutenção, gestão e operação do estádio em 25 de janeiro de 2020, iniciando um projeto de reforma em junho de 2021
Apesar de muitos atrasos, principalmente devido à pandemia, a expectativa é que as obras sejam concluídas até 2025.
Continua depois da publicidade
Foto: Fabio Menotti / Site oficial do PalmeirasO Allianz Parque, inaugurado em 2014, é a moderna casa da Sociedade Esportiva Palmeiras. Construído no local do antigo Estádio Palestra Itália, possui capacidade para 43 mil espectadores e uma das melhores infraestruturas da América Latina.
O estádio foi palco de grandes finais, como o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Um momento marcante para os torcedores do Palmeiras foi a final da Copa do Brasil de 2015 contra o Santos. Naquele ano, o Palmeiras estava em processo de reformulação após quase ser rebaixado em 2014. No jogo de ida, o Santos venceu por 1 a 0.
No jogo de volta, no Allianz Parque, o Palmeiras venceu nos pênaltis e conquistou o terceiro título da Copa do Brasil. Essa vitória marcou o início de uma era vitoriosa para o clube, com 11 títulos em oito anos.
Continua depois da publicidade
Além do futebol, o Allianz Parque é uma arena multifuncional, sediando grandes shows e eventos culturais, e é um dos estádios mais versáteis do país.
Foto: José Manoel Idalgo / Site oficial do CorinthiansA Neo Química Arena, conhecida como Itaquerão, é a casa do Sport Club Corinthians Paulista. Inaugurada em 2014, a arena sediou a abertura da Copa do Mundo, finais de Copa do Brasil e eventos das Olimpíadas de 2016. Tem capacidade para 49 mil torcedores.
Um dos jogos mais importantes na Neo Química Arena foi a final do Campeonato Paulista de 2019, onde o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, conquistando seu 30º título estadual, o último até agora.
Continua depois da publicidade
Localizada na Zona Leste de São Paulo, a arena é um exemplo de modernidade e tecnologia, sendo um dos principais estádios do Brasil.
Foto: Igor Amorim/saopaulofc.netO Estádio Cícero Pompeu de Toledo, conhecido como Morumbi, é o lar do São Paulo Futebol Clube. Inaugurado em 1960, o Morumbi tem sido palco de grandes finais e clássicos do futebol brasileiro.
Um exemplo é a decisão do Campeonato Paulista de 1977, onde o Corinthians registrou o maior público da história do estádio com 86.677 pagantes, 93.573 no total. Apesar da derrota por 2 a 1 no segundo jogo, o Corinthians venceu a Ponte Preta na série de três confrontos.
Continua depois da publicidade
Em dezembro de 2023, o São Paulo firmou uma parceria com a Mondelez, empresa de doces, pelo naming rights do Morumbi. O estádio foi renomeado para MorumBIS, em referência ao chocolate BIS. O contrato de três anos vale R$ 25 milhões por ano.
Foto: Ronaldo Nascimento / Reprodução Google MapsO Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, conhecido como Canindé, é a casa da Associação Portuguesa de Desportos. Inaugurado em 1956, o Canindé está localizado às margens da Marginal Tietê, uma das principais vias de acesso à cidade.
O terreno onde o estádio foi construído pertencia ao São Paulo Futebol Clube e foi vendido para a Portuguesa. O Canindé ganhou o apelido "Ilha da Madeira" devido às suas primeiras arquibancadas de madeira, que existiram até 1962.
Continua depois da publicidade
O estádio foi oficialmente reinaugurado em 9 de janeiro de 1972, com arquibancadas de concreto e capacidade para 10 mil espectadores. Em 1979, o estádio foi rebatizado para Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, em homenagem a um ex-presidente do clube. A capacidade atual é de aproximadamente 27.500 torcedores.
O recorde de público do Canindé foi registrado em 10 de outubro de 1982, com 25.662 torcedores em um jogo do Campeonato Paulista. Há uma lenda sobre um trator enterrado sob o campo, mas relatos indicam que o objeto enterrado é uma peça de retroescavadeira deixada durante as reformas.
Em meio a crises financeiras, há pedidos para tombamento do estádio como patrimônio histórico para evitar seu leilão por dívidas trabalhistas
Continua depois da publicidade
Foto: Site oficial da Juventus-SPO Estádio Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Estádio da Javari, é a casa do Clube Atlético Juventus, localizado no bairro da Mooca.
Inaugurado em 1929, o estádio tem capacidade para cerca de 4 mil espectadores e é conhecido por sua atmosfera acolhedora. A Javari é um ponto de encontro dos moradores da Mooca e um símbolo do futebol tradicional em São Paulo.
Foi nesse estádio que Pelé, o Rei do Futebol, fez um dos gols mais bonitos de sua carreira, em uma partida contra o Juventus. Infelizmente, o momento não foi registrado por câmeras ou filmadoras, mas ficou na memória de todos que estavam presentes.
Continua depois da publicidade
Foto: Danilo Augusto/Meu TimãoO Estádio Alfredo Schürig, conhecido como Parque São Jorge ou Fazendinha, é a casa tradicional do Sport Club Corinthians Paulista. Inaugurado em 22 de julho de 1928, o estádio está localizado no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, e tem capacidade para aproximadamente 18 mil torcedores.
Embora atualmente não sedie jogos oficiais do time principal, o Parque São Jorge é um marco histórico e emocional para o clube e seus torcedores. O estádio é utilizado para jogos das categorias de base, partidas das equipes de futebol feminino e eventos do clube.
A capacidade recorde de público no Parque São Jorge foi de 27.384 pessoas, registrada em 4 de novembro de 1962, em uma partida onde o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1.
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade