Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Monotrilho cinhês | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Vira e mexe a imagem de um trem cortando um prédio alto ao meio viraliza no X ou no Instagram. A imagem curiosa, por incrível que pareça, não é obra de inteligência artificial: a linha existe de verdade há mais de 20 anos em Chongqing, na China.
Continua depois da publicidade
O prédio em questão não é apenas um coadjuvante do percurso da condução. Ele também abriga a estação Liziba e se tornou ponto turístico não oficial da cidade desde que sua existência viralizou na internet pela primeira vez entre 2012 e 2013.
Em 2022, em entrevista para o veículo Chinês CGNT, Ye Tianyi, engenheiro responsável pela construção, contou que a linha 2 do monotrilho fica em um local especial da cidade, à beira do rio Jialing.
Nos anos 90 o terreno foi comprado por uma construtora que pretendia erguer um condomínio residencial.
Continua depois da publicidade
Entretanto, alguns mapas e planejamento urbano apontavam que o lugar seria melhor para a construção de uma estação, já que a cerca de 20 a 30 metros na parte traseira do lote havia um declive alto que impediria a transferência dos trilhos para outro local.
Dessa forma, a construtora e o Chongqing Rail Transit Group entraram em negociação para encontrar uma solução: construir tanto um prédio quanto a estação de metrô no mesmo lugar.
No final dos anos de 1998, Ye assumiu o desafio de conceber o design da estação de Liziba, o que demorou dois anos para ficar pronta. Por isso o monotrilho não cortou literalmente o prédio, já que ambas as construções foram feitas em conjunto.
Continua depois da publicidade
Toda estação entrou em funcionamento em 2006, e o complexo conta com máquinas de vender alimentos, banheiros, bilheteria e duas plataformas de viagem. A estação é hoje reconhecida como patrimônio histórico da China.
Para receber os turistas que passaram a visitar a estação na última década, Liziba passou a contar com uma plataforma de observação em sua frente em 2018, segundo as autoridades de turismo de Chongqing.
* Com informações do portal Uol.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade