Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A laranja é uma das principais fontes naturais de vitamina C, nutriente fundamental para a defesa do organismo | Frimufilms/Freepik
Uma das frutas mais populares do mundo, a laranja é conhecida por seu sabor e por suas propriedades terapêuticas. Rica em vitamina C, flavonoides e carotenoides, a fruta age como um antioxidante natural, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo contra algumas doenças crônicas.
Continua depois da publicidade
Além disso, a utilização de uma substância retirada de uma pequena parte da fruta pode ser incorporada em fórmulas de cremes faciais - produzidos pela indústria ou por farmácias de manipulação - para prevenir rugas e marcas de expressão.
No entanto, para aproveitar ao máximo suas propriedades e evitar o consumo excessivo de carboidratos, é crucial prestar atenção à forma como você inclui a laranja na sua dieta.
A laranja é uma das principais fontes naturais de vitamina C, nutriente fundamental para a defesa do organismo. Ela estimula a produção de glóbulos brancos e reforça a barreira imunológica contra vírus e bactérias.
Continua depois da publicidade
Também possui ação antioxidante - responsável por combater os radicais livres -, além de ser um importante protetor da pele contra a ação nociva dos raios ultravioletas e clareador, suavizando as indesejáveis manchinhas
Segundo a médica imunologista Beatriz Oliveira, o consumo diário de laranja ajuda na redução da frequência e intensidade de infecções respiratórias.
"A vitamina C e os flavonoides presentes na Citrus sinensis atuam de forma sinérgica, fortalecendo a resposta imune e reduzindo processos inflamatórios", disse ela para um artigo presente na Revista Brasileira de Imunologia.
Continua depois da publicidade
Outro fator que faz a laranja ser uma aliada da saúde são os flavonoides, especialmente a hesperidina e a naringenina, encontrados na laranja, que exercem ação vasodilatadora e antioxidante, ajudando na redução do colesterol LDL e na proteção dos vasos sanguíneos.
Consumir a fruta regularmente auxilia na melhora da circulação e à prevenção de doenças coronarianas, tornando o alimento um aliado importante na dieta de prevenção cardiovascular.
Em geral, os benefícios são:
Continua depois da publicidade
A ação antioxidante da fruta ajuda a manter a saúde da pele, dos olhos e do sistema nervoso. Conforme citado em um artigo do biólogo e pesquisador Lucas Carvalho, a laranja tem efeito protetor contra o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
O consumo diário de laranja, seja a fruta em si ou por meio de sucos naturais, é uma maneira eficaz de deixar o sistema imunológico mais forte, além de promover o equilíbrio metabólico, contribuindo para uma vida mais saudável e longeva.
Comer a fruta é diferente de tomar o suco, que tem alta concentração de carboidratos e perde a maioria das fibras durante o preparo. Quem busca emagrecer, por exemplo, deve evitar o excesso de suco.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade