Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda o motivo de algumas pessoas estarem comprando ilhas ao invés de apartamentos | Freepik
Farhad Vladi vende ilhas em todo o mundo. Em entrevista ao portal alemão Handelsblatt, ele explicou o motivo que faz tantas pessoas quererem comprar um pedaço de terra no meio do mar, os altos custos adicionais e quem compra essas ilhas.
Continua depois da publicidade
Uma ilha para si é uma história antiga na literatura. No clássico livro Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, ela representava a solidão involuntária do personagem. Por outro lado, pode ser a realização de um sonho de morar entre sombra e água fresca.
Farhad conhece os dois extremos: uma cabana de madeira em uma ilha canadense e o alto luxo de uma ilha caribenha. Sua imensa lista de clientes vai desde o bilionário Bill Gates até pessoas “que ainda sabem contar seu dinheiro”.
Pode parecer um luxo distante da sua realidade, mas comprar uma ilha particular pode custar menos do que adquirir um apartamento em grandes cidades do mundo, inclusive na Europa.
Continua depois da publicidade
“Uma ilha é mais barata do que a maioria dos apartamentos próprios”, afirmou Farhad em entrevista ao portal alemão.
Mesmo que seja uma aquisição exclusiva, muitas ilhas disponíveis no mercado custam menos do que você pensa. “Já vendemos ilhas por 100 mil euros”, contou Vladi.
Isso se torna ainda mais chocante em tempos de especulação imobiliária e preços altíssimos em centros urbanos como Londres, Berlim ou São Paulo.
Continua depois da publicidade
Na capital paulista, por exemplo, um apartamento de alto padrão pode ultrapassar os 10 milhões de reais, de acordo com o G1.
Porém, os gastos extras ultrapassam o valor de compra. Há custos com manutenção, impostos locais, infraestrutura e transporte, especialmente em locais remotos, que só podem ser acessados por barco ou hidroavião.
Mesmo assim, o sonho não está restrito a bilionários.
Continua depois da publicidade
Entre os principais compradores estão empresários, celebridades e investidores que buscam não só privacidade e tranquilidade, mas também espaços possivelmente lucrativos. Algumas ilhas são transformadas em resorts de luxo ou santuários ecológicos.
Além do apelo emocional de "ter um pedaço de terra só seu", muitos enxergam na compra uma alternativa segura de investimento.
Em regiões como o Caribe, Escandinávia e América do Sul, há ilhas com documentação regularizada e custo mais competitivo, o que atrai até mesmo estrangeiros com orçamento mais modesto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade