Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Eleito Senador por três ocasiões, Mujica foi uma dos grande personagens políticos da América Latina | Reprodução My Most Sincere Interview
Ex-presidente do Uruguai, viveu na simplicidade de uma chácara nos arredores de Montevidéu até o fim da vida. Preso quatro vezes durante a ditadura uruguaia, se tornou presidente em 2010.
Continua depois da publicidade
Veja cinco frases de uma das figuras mais importantes da história do país latino:
Conhecido por muitos como o “presidente mais pobre do mundo” - título que ele rejeitava -, Mujica fazia questão de estar entre a população pobre do Uruguai.
Morou por décadas em uma casa de campo nos arredores da capital junto de sua esposa Lucia Topolansky e sua cadela de três patas, Manuela.
Continua depois da publicidade
Durante entrevista ao jornal Búsqueda em 2025, ele revelou que o câncer havia se espalhado pelo fígado e que rejeitaria novos tratamentos dali em diante. Sua esposa confirmou que ele estava em estágio terminal.
Em entrevista à Folha, em 2014, Mujica deixou clara a sua opinião contra o abordo. Mas acreditava que a legalização do poderia salvar vidas e que procedimentos feitos nas “sombras” trazem grande risco a vida das mulheres.
Jovem militante do Partido Nacional e mais tarde fundou o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros. Guerrilha urbana que praticava sequestros, assaltos e execuções durante a ditadura uruguaia.
Continua depois da publicidade
O que levou a sua prisão por mais de uma década em uma calabouço sem acesso a livros ou outros seres humanos. Se comunicava com os animais para manter a sanidade.
Mesmo assim, Mujica foi contra a anulação da lei da anistia proposta pelo seu partido da época, Frente Ampla.
Durante seu discurso na ONU, 2013, ele criticou a cultura do consumismo e deu atenção para a questão ambiental. Naquela época ele fez referência às notícias que saiam, de que vivia com pouco
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade