Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse trem entrou para o Guinness em 2001 | Imagem: Bahnfrend/Wikimedia Commons
Trens parecem sempre maiores de perto do que em fotos e filmes, com diversos vagões utilizados para transportar produtos. Mas esse exemplar, que surpreendia com seus mais de sete quilômetros de extensão, entrou para a história como o maior do mundo.
Continua depois da publicidade
Estamos falando do trem australiano da mineradora BHP, que possui mais de 7 quilômetros e 682 vagões. É um trem que carrega minério de ferro, e entrou para o Guinness 2001 como trem mais comprido do mundo.
Com mais de 8 locomotivas, esse gigante de aço foi construído de maneira experimental. Conheça a história do colossal BHP 3143.
A BHP é uma gigante no ramo da mineração e extração de petróleo na Austrália, e em 2013 chegou a ser a maior empresa mineradora do mundo em termos de receita. Em 2001, eles desenvolveram uma nova tecnologia: o Locotrol 3.
Continua depois da publicidade
Esse sistema foi desenvolvido para controlar várias locomotivas ao longo dos vagões do trem. Para testar toda a capacidade do Locotrol 3 foram utilizadas 8 locomotivas ao longo do trem número 3143, que possuía 7,3 quilômetros de extensão.
O conjunto inteiro, carregado de minério de ferro, pesava 99 mil toneladas. Um único maquinista, Tom Forest foi escolhido para operar, sozinho, as oito locomotivas. Forest era um dos maquinistas mais experientes da empresa e trabalhava na ferrovia a mais de 20 anos.
O trajeto durou 5 horas e 40 minutos, mas teve que ser interrompido em um ponto da viagem por causa de uma falha na transmissão. O trem levava o minério de ferro de Newman até o porto Hedland, no sudoeste da Austrália.
Continua depois da publicidade
O trem já foi desmontado, mas além de quebrar o recorde, também foi importante para a BHP testar medidas de segurança do trabalho e a potência das locomotivas, que possuíam 6 mil cavalos de potência cada uma
Os testes haviam sido simulados por computação pela equipe da BHP, e o trajeto também provou a precisão dos modelos de computador da empresa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade