Sem trânsito, com poucas ruas e sem nenhum semáforo, Borá é a menor cidade do estado de São Paulo e o segundo menor município do Brasil – ficando atrás apenas de Serra da Saudade (MG). Borá possui menos de mil habitantes. 907 pessoas se dividem em uma área total de 118,951 km².
A Universidade de São Paulo (USP) possui cerca de 97 mil estudantes, um número 100 vezes maior do que a população de Borá. Foto: Wikimedia Commons
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbis) possui a capacidade máxima de 66.795 pessoas. É possível encher o Morumbis 73 vezes com a população de Borá. Foto: Wikimedia Commons
O Icon of Seas é o maior Navio de cruzeiro do mundo, com uma capacidade máxima de 10 mil pessoas. Seria possível fazer 11 viagens de cruzeiro a bordo do Icon of Seas com a população de Borá. Foto: Freepik
10 fatos curiosos sobre Borá
- Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TRE), Borá tem mais eleitores do que habitantes, com 1094 pessoas aptas a votar na cidade. De acordo com os TREs, essa diferença pode ser causada por defasagem nas estimativas de população, migrações e fraudes ou simplesmente porque pessoas se mudaram de Borá sem transferir o título eleitoral para o novo endereço.
- Borá conta com somente uma Escola Estadual e uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) dentro dos limites municipais. Em um depoimento concedido ao portal G1, uma das docentes do município relatou que as classes têm entre seis e nove estudantes, sendo que o agrupamento com maior número de matrículas é composto por 20 alunos.
- O nome dado ao assentamento é derivado de uma espécie de abelha que se reproduzia em abundância na área durante o começo do século XX.
- Em 1970, Borá possuía 1.270 habitantes e se classificava como o décimo município com a menor população no território nacional. Uma década depois, a cidade subiu para a segunda posição nesse ranking após uma notável alteração no total de residentes, que diminuiu para 866.
- Há somente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade, responsável por oferecer os cuidados de saúde primários. Em situações que requerem maior complexidade, os residentes são obrigados a viajar até Paraguaçu Paulista (SP), o que geralmente ocorre na Santa Casa.
- O único meio de transporte coletivo disponível no município é o serviço intermunicipal que realiza o trajeto, com uma distância de aproximadamente 18 km, ligando Borá a Paraguaçu Paulista. Esse serviço é oferecido gratuitamente aos usuários.
- A maior parte dos indivíduos que se estabelecem na cidade é composta por pessoas que já estão aposentadas.
- Existem 32 vias dentro do município e é possível percorrer a área urbana de uma ponta a outra em 10 minutos. Para percorrer o total de ruas, são necessários cerca de 30 minutos.
- Não há equipamentos de sinalização luminosa (semáforos) para o controle de trânsito no perímetro municipal.
- A maioria dos indivíduos nascidos na cidade antes do ano de 2017, mesmo sendo naturais de Borá, eram registrados em Paraguaçu Paulista (SP), devido à falta de uma maternidade no município. Uma alteração na legislação permitiu, a partir de então, o cadastro dos nascidos em Borá.