Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Whindersson foi diagnosticado com a condição enquanto estava internado com alcoolismo | Imagem: Reprodução Instagram Whindersson
O famoso humorista Whindersson Nunes, que já teve o canal com mais inscritos do Youtube Brasil, foi diagnosticado com superdotação enquanto estava internado numa clínica psiquiátrica. Você entende o que significa essa condição?
Continua depois da publicidade
Longe de ser apenas um certificado de proficiência, psicólogos explicam que a superdotação também pode se caracterizar por solidões existenciais e dificuldades nas relações interpessoais.
Conforme explica Mayra Gaiato, psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e autismo, a superdotação pode estar interligada com TEA, mas nem sempre é o caso. Entenda melhor sobre o que é a superdotação.
Conforme explica Gaiato em seu canal do YouTube, cerca de 3% a 10% da população possui alguma superdotação. Em alguns casos, a condição é identificada logo na infância, mas muitas pessoas chegam à idade adulta sem nem desconfiar do diagnóstico.
Continua depois da publicidade
A teoria mais aceita na psicologia atual é de que não existe apenas a inteligência lógico-matemática, medida pelo teste de QI, mas muitos tipos de inteligência, como a motora, a artística e a interpessoal. As altas habilidades podem surgir em qualquer um desses campos.
Segundo Gaiato, a superdotação se caracteriza por três pilares:
“Em relacionamentos, as pessoas têm horários, têm rotina, o que é difícil para mim, porque minha cabeça funciona em horários diferentes”, afirmou Whindersson Nunes em uma entrevista para o Fantástico.
Continua depois da publicidade
A superdotação pode estar relacionada a dificuldades sociais. Conforme relatou o comediante, a maneira como uma pessoa com essa condição pensa, interpreta e age se difere das demais.
Isso pode levar à exclusão e ao isolamento social. Em muitos casos, a pessoa que possui superdotação desenvolve depressão por não entender o que a difere das demais e de onde nasce a dificuldade social.
Segundo Mayra Gaiato, a superdotação infantil deve ligar sinais de alerta para os pais. A primeira preocupação é que a escola se torna desinteressante para a criança na medida que deixa de ser desafiadora.
Continua depois da publicidade
Nesse caso, a criança possui direito a materiais preparados para auxiliar ela no ensino, pois superdotados também são público alvo da educação especial. Quando está interligada com TEA, a criança também pode manifestar interesse seletivo, o que dificulta o aprendizado.
A criança superdotada também pode ser alvo frequente de bullying no ambiente escolar. A psicóloga explica melhor:
“Via de regra, essas crianças não têm problemas sociais, só que acabam sendo alvos de bullying, porque elas se destacam muito, acabam tendo pouco interesse do que os colegas têm também.”
Continua depois da publicidade
Caso os pais identifiquem uma dificuldade de socialização, pode ser um sinal de que a superdotação está relacionada com autismo.
Mas importante: apenas um profissional qualificado pode dar um diagnóstico certo. Caso você desconfie que possui superdotação, procure conversar com um psiquiatra. Um diagnóstico pode ser importante não só para o autodescobrimento, mas também para pedir por seus direitos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade