Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Árvores simples de cuidar que colorem o quintal de casa | li | Pexels
As árvores embelezam o ambiente, melhoram a qualidade do ar, regeneram áreas degradadas, promovem a biodiversidade e atraem polinizadores. Enquanto no verão, o valor paisagístico e ambiental traz sombra e frescor à área externa.
Continua depois da publicidade
Elis Cristina, arquiteta, paisagista e gestora ambiental na Soul Verde Paisagismo, afirma que o conforto térmico natural é o principal fator de refresco. As árvores reduzem a temperatura do ambiente em até 8 °C.
“Filtram a radiação solar direta, melhoram a umidade do ar e criam microclimas mais frescos, saudáveis e agradáveis. Além disso, sequestram carbono, aumentam a biodiversidade e qualificam o visual do jardim com presença estética e estrutura vertical, favorecendo a biofilia”, afirmou Cristina para a revista Casa e Jardim.
Memo assim, nem todas as espécies se adaptam aos ambientes urbanos. Alguns fatores devem ser considerados, dentre eles o tamanho de área disponível para plantio, o clima local, adaptação e as exigências de manutenção de espécies.
Continua depois da publicidade
Além disso, árvores práticas que não soltam folhas, flores ou frutos ajudam a manter o espaço limpo e ornamental. Veja a lista com 10 espécies ideais.
Com origem na Mata-Atlântica, o manacá-da-serra possui floração abundante e cores diferentes como rosa, branco e lilás. Mesmo com a sua vida curta, cerca de 7 a 8 anos, pode atingir até 12 metros de altura.
Com crescimento rápido, a quaresmeira é facilmente encontrada nas ruas, parques e avenidas. Sua floração acontece no início do ano entre março e abril, no período da quaresma. Seu porte médio fica entre 8 e 12 metros de altura.
Continua depois da publicidade
O ipê pode ser encontrado em diversas tonalidades: amarelo. rosa, roxo e branco. Além de possuir uma floração abundante, essa árvore apresenta crescimento rápido e boa adaptação a jardins residenciais.
A jabuticabeira pode compor a área externa da residência junto de outras composições tropicais. Além de possuir uma fruta rica em antioxidantes, essa árvore pode atingir até 15 metros de altura e se destaca pelo tronco liso, claro e manchado.
Opção perfeita para regiões urbanas e quentes. Essa espécie atingi até 6 metros de altura e ganha destaque pela beleza das suas flores brancas ou rosadas. Suas folhas possuem formato de casca de boi, alguma possuem espinhos enquanto suas flores lembram orquídeas.
Continua depois da publicidade
Também muito comum em arborização urbana, essa árvore costuma ter de 3 a 6 metros de altura. Possui boa resistência ao clima tropical e floresce no verão. Além disso, costuma color o jardim com tons de rosa, lilás e branco.
Muito comum no paisagismo das fachadas de casas, essa árvore possui crescimento moderado e manutenção prática. Sua espécie garante sombra sem comprometer a estrutura do solo. Possui frutos amarelos e é resistente a vários climas.
Essa árvore é uma escolha bem popular para jardins que buscam sombra e estética sem o excesso de folhas ou frutos. Pode chegar a 15 metros de altura e simboliza transmutação, sabedoria e renovação.
Continua depois da publicidade
Com crescimento rápido, a sibipiruna é indicada especialmente para regiões de clima quente e úmido. Possui entre 8 a 16 metros de altura e conta com flores amarelas, enquanto seus frutos são vagens secas com sementes.
Essa árvore oferece conforto térmico para as casas e valoriza a estética local. Perfeita para criar sombra provisória ou permanente em jardins tropicais. Possui crescimento extremamente rápido.
Independente de qual seja a escolha, é importante respeitar o espaçamento mínimo entre as árvores para poderem crescer de forma saudável e vigorosa. Isso evita os conflitos entre as copas e raízes. Os manuais variam conforme cada plantas.
Continua depois da publicidade
Dessa forma, a cova precisa estar no tamanho adequado, assim como o manejo adequado de cada espécie farante um substrato de qualidade. A escolha da árvore ideal fica por conta de cada morador, as 10 listadas são ideais para um jardim residencial.
**Texto com informações da revista Casa e Jardim.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade