Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O iogurte grego possui diversos benefícios para a saúde | Freepik
A primeira mordida pode não ter parecido com um alimento de dieta, mas o iogurte grego conquistou seu espaço na mesa de quem busca sabor e saúde. De lanche saboroso a favorito de fisiculturistas, este alimento cremoso vai muito além de uma tendência, oferecendo saciedade e diversos nutrientes essenciais para o seu bem-estar.
Continua depois da publicidade
Descubra a diferença no preparo, os tipos de iogurte grego disponíveis e, o mais importante, como seus benefícios podem revolucionar sua rotina alimentar.
O segredo da textura mais espessa e cremosa está no processo de fabricação, que inclui uma etapa adicional de fermentação e filtração em relação ao iogurte comum. Isso o torna menos rico em água, mas com mais nutrientes e proteínas, transformando-o na base ideal para um café da manhã ou lanche nutritivo.
O iogurte grego exige mais leite em sua produção, o que concentra mais nutrientes. Na sua versão integral, por exemplo, o alto teor de gordura (cerca de 9 gramas por 100g) aumenta a ingestão calórica, mas oferece maior saciedade ao longo do tempo.
Continua depois da publicidade
Essa sensação acontece graças à proporção equilibrada entre gordura e proteína, garantindo um sabor mais completo.
Essa característica, no entanto, muda nas opções com menor teor de gordura, como as versões 5% ou 2%, que reduzem as calorias.
Já o popular iogurte grego 0% de gordura, apesar de ser significativamente mais baixo em calorias, tem um sabor mais parecido com cream cheese do que com iogurte natural devido à ausência total de gordura.
Continua depois da publicidade
Os efeitos positivos do iogurte grego estão ligados, principalmente, ao seu alto nível de proteína, prontamente disponível para a manutenção da massa corporal magra.
Além disso, ele se torna um aliado de pessoas com diabetes e alergias a laticínios, já que geralmente possui baixo, ou até zero, teor de açúcar e lactose.
Outro ponto importante são os probióticos, as famosas bactérias lácticas. Elas equilibram a flora intestinal e facilitam a absorção de vitaminas e minerais. Como resultado, você também sente a redução do inchaço abdominal e um metabolismo mais regulado.
Continua depois da publicidade
O iogurte grego também tem alta concentração de minerais, como o cálcio. Adicionalmente, ele contém vitaminas do complexo B hidrossolúveis, vitamina A (retinol) e o aminoácido leucina, que aumenta a sensação de saciedade.
Na prática, isso reduz a necessidade de lanches constantes, sendo ideal para quem tem uma rotina corrida e quer se sentir satisfeito com uma refeição rápida.
O iogurte grego impacta o funcionamento do seu metabolismo de forma diferente em comparação com alimentos ricos em açúcares complexos, como um croissant, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Um croissant cansa o corpo durante a digestão, o que faz a energia e o estado de alerta diminuírem no momento em que você mais precisa.
Em contraste, o iogurte grego é a base de um café da manhã equilibrado sem sacrificar nada. Ele oferece a cremosidade que você busca, mas elimina os açúcares que causam aquele pico de energia seguido de queda após o jejum noturno.
Dessa forma, você evita a fome imediata uma hora depois do café da manhã e garante mais disposição para o dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade