Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esses lugares encantam quem busca um pedaço do Nordeste sem precisar pegar um avião. | Reprodução/YT/Canal criatividades Brasil
Viajar para o Nordeste é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre é preciso ir tão longe encontrar cenários e sabores que lembram a região.
Continua depois da publicidade
Dentro do estado de São Paulo, há destinos que reproduzem a atmosfera nordestina, seja pelas paisagens, culinária típica ou até festas populares que celebram tradições culturais do País.
Em diferentes cantos do estado, é possível viver experiências que remetem ao sertão, como feiras com forró e comidas regionais, vilarejos com casinhas coloridas e restaurantes que servem pratos como baião de dois, carne de sol e macaxeira.
Esses lugares encantam quem busca um pedaço do Nordeste sem precisar pegar um avião. A seguir, conheça alguns destinos paulistas que transportam o visitante diretamente para o Nordeste brasileiro.
Continua depois da publicidade
Como o próprio nome indica, o Consulado da Bahia, em Pinheiros, é um ponto obrigatório para quem gosta da culinária baiana.
No cardápio, há diversas versões de moquecas, baião de dois, carne-seca na moranga e o tradicional acarajé.
A fachada colorida chama atenção logo de longe e o ambiente interno, inspirado no Pelourinho, reforça a proposta de transportar o visitante direto para Salvador.
Continua depois da publicidade
Criado em 2015 pelos primos Guilherme, Vitor, Danilo e Marcus Temperani, o Restaurante Macaxeira se dedica à cozinha nordestina em suas várias vertentes.
O prato mais pedido é a Carne Seca Desfiada com Cebola Roxa, feita com manteiga de garrafa, pimenta-de-bico, macaxeira cozida e jerimum (ou banana) assado.
Hoje, o Macaxeira conta com seis unidades espalhadas por São Paulo.
Continua depois da publicidade
Localizado em Perdizes, o Dona Cano traz uma proposta de gastronomia nordestina com toques contemporâneos.
No almoço, são servidos pratos típicos como feijoada sergipana, rabada e galinha caipira.
Para encerrar, a sobremesa mais pedida é a cartola, doce pernambucano reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do estado, feito com banana frita na manteiga de garrafa e queijo derretido.
Continua depois da publicidade
Comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, o Mocotó é um dos restaurantes mais conhecidos da culinária nordestina em São Paulo.
O cardápio traz pratos tradicionais como torresmo, sarapatel, favada, feijão-de-corda, dobradinha, atolado de bode, linguiça artesanal e carne de sol assada. O restaurante está localizado na Vila Medeiros, zona norte da capital.
Inspirado na cozinha sertaneja, o Barnabé Restaurante, no Parque Edu Chaves, é um convite para uma viagem pelo sabor do Nordeste.
Continua depois da publicidade
Entre as opções do menu estão caldo de mocotó, escondidinho, carne-seca desfiada, carne de sol e vaca atolada, que remetem às receitas caseiras típicas da região.
Fundado em 1980, no bairro da Bela Vista, o Rancho Nordestino é um dos endereços mais tradicionais da culinária cearense em São Paulo.
Desde que foi assumido pelo atual proprietário, Raimundo, o restaurante passou a destacar pratos do Ceará, como o Baião de Dois com Bife de Carne de Sol, o mais pedido da casa.
Continua depois da publicidade
Outra iguaria que desperta curiosidade é a Paçoca de Carne de Sol. O Rancho fica na Rua Manoel Dutra, 498.
Inaugurado em 1991, o CTN é um espaço cultural voltado à preservação e celebração da cultura nordestina.
Localizado na zona norte, o centro reúne restaurantes, eventos e apresentações musicais que trazem o clima do Nordeste para São Paulo.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques gastronômicos estão o Restaurante Família Kariri, conhecido pelo baião de dois e escondidinho de carne-seca; o "O Cabra", famoso por seu rodízio de pratos típicos; e o Recanto Nativo, que serve baião de dois com tilápia.
Além da culinária, o local abriga eventos temáticos e shows que valorizam as tradições nordestinas.
Nascido em Recife e sob o comando da chef Carmen Virgínia, o Altar Cozinha Ancestral chegou a São Paulo com o propósito de valorizar as raízes e os sabores do Nordeste.
Continua depois da publicidade
O menu traz receitas com frutos-do-mar, como o Lambe-Lambe da Dona Lia de Itamaracá, preparado com lambreta e sururu ao molho de vinho branco e ervas, acompanhado de pães.
Todo último domingo do mês, o restaurante realiza o “Domingo do Dendê”, evento que celebra os Orixás com feijoada e o ritual do Amalá de Xangô. O Altar está localizado na Rua Medeiros de Albuquerque, 270, no Jardim das Bandeiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade