A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 15 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Cidade da saúde em SP: montanhas e cafés que encantam turistas

Além disso, município é um paraíso de belezas naturais e conhecida pela beleza de suas águas

Leonardo Sandre

02/10/2025 às 19:14  atualizado em 02/10/2025 às 20:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Localizada a aproximadamente 149 km de São Paulo, o município de Serra Negra, no interior de São Paulo, reserva uma ótima viagem para quem se interessar em conhecer o lugar

Localizada a aproximadamente 149 km de São Paulo, o município de Serra Negra, no interior de São Paulo, reserva uma ótima viagem para quem se interessar em conhecer o lugar | Divulgação/PMSN

Localizada a aproximadamente 149 km de São Paulo, o município de Serra Negra, no interior de São Paulo, reserva uma ótima viagem para quem se interessar em conhecer o lugar.

Continua depois da publicidade

A Estância Turística Serra Negra é uma das maravilhas do Circuito das Águas, o local possui uma área de 203,734 km² e é composta por elevações rochosas.

Possui altitude de 927 metros, que chega a até 1.300 metros em seus picos, vegetação abundante e um clima agradável. Veja abaixo mais informações e quais seus pontos turísticos.

Sobre a cidade de Serra Negra

Localizada a 927 metros de altitude, e com picos de até 1.300 metros, rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, Serra Negra, com uma população de 23 mil habitantes, possui muitas atrações.

Continua depois da publicidade

Sua composição mineral, combinada a pequenas doses de radioatividade, revelou serem as águas minerais do local indicadas para tratamento de diversas doenças, o que levou à denominação de Serra Negra pelo então presidente Washington Luís de "Cidade da Saúde".

Em 1938, o município foi elevado à categoria de estância hidromineral e climática. Atualmente, o turismo é a principal atividade econômica local, seguida da agricultura.

O que fazer em Serra Negra?

O município é ideal para que busca desde lazer até o descanso, com opções de turismo rural e aventura, compras e gastronomia, voltado para família, namorados e amantes da natureza.

Continua depois da publicidade

A cidade possui quase que um "shopping a céu aberto", com vendas nas ruas que oferecem variedades de produtos em lã, couro, linha, malha, artesanatos, sapatos, bolsas, cosméticos, além de restaurantes e bares aconchegantes para curtir o clima da montanha.

Os negócios ficam abertos de segunda a segunda-feira, das 9h às 18h, inclusive feriados.

Três fazendas de café que você precisa visitar em Serra Negra

Para os amantes de café e produtos orgânicos, é possível visitar as propriedades e ver de perto como funciona a fabricação desses produtos e deliciar-se com as opções.

Continua depois da publicidade

1. Café Santa Serra (@cafesantaserra)

É possível conhecer, por meio de uma visita guiada, as etapas de produção do café, os diferentes tipos de grãos, as fases de seca, torra e moagem e por fim, degustar um dos melhores cafés da região. Aberto de sexta a domingo

2. Cafés Nonno Marchi (@cafe.nonnomarchi)

Outro lugar que disponibiliza a opção de visita guiada, passando por todos os processos o qual o café passar até chegar a xícara, visitando nossa lavoura, instalações e degustando nosso café ao fim da visitação. Abre de quarta a domingo

3. Sítio São Fernando (@sitio.saofernando)

Sítio com tradição Familiar desde 1988, o local é especializado na agricultura sustentável. Aberto ao Turismo Rural, permite conhecer a propriedade, aprender um pouco do plantio a colheita.

Continua depois da publicidade

Sem precisar de São Paulo, veja também opções de cafés instagramáveis para visitar.

Beleza das águas

Para quem está interessado em conhecer as belezas naturais e as belas águas do município, é possível apreciar as fontes e os parques da cidade.

Parque Fonte Santo Agostinho

No local estão localizadas as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, com um bosque com vegetação nativa, lago com peixes, coreto e playground.

Continua depois da publicidade

Parque das Fontes

Local conta com vegetação nativa em uma área de relevo que possui a Fonte São Carlos e a Fonte dos Italianos, com uma concha acústica para apresentações artísticas, trilha para caminhada e uma parte que permite vista parcial do município.

Lago dos Macaquinhos

O espaço possui uma ilha bem no centro do lago com a criação de pequenos macacos. Há também área para pesqueiro, aluguel de cavalos, pedalinhos, piscinas, playground e chalés.

Parque e Represa Dr. Jovino Silveira

Possui uma ampla área verde, com quiosques para piqueniques e churrascos, viveiro de pássaros, pista de boliche, playground e a fonte Nossa Senhora de Lourdes.

Continua depois da publicidade

Outros lugares

Em outros cantos da cidade o visitante poderá encontrar a Fonte São Jorge, Fonte Albino Brunhara, Fonte do Convívio e Fonte Sant'Anna.

Lugares em Serra Negra com uma vista deslumbrante 

O turista pode apreciar a vista no topo dos seguintes lugares:

Alto da Serra

Lugar mais alto da região com 1310 metros, é possível apreciar uma bela vista e ver mais de 10 cidades da região. Há também o Clube do Vôo para os amantes das alturas.

Continua depois da publicidade

Pico do Fonseca

Com 1080 metros de altura, o local possui um monumento do Cristo Redentor de 18 metros, sendo seis metros de pedestal e 12 metros da estátua, e seu acesso pode ser feito por veículo ou por teleférico.

O passeio aéreo é de 1500 metros de comprimento e com uma vista panorâmica sobre a cidade.

Locomoções

Para conhecer tudo sem precisar caminhar muito, o Trenzinho Tia Linda e Maria Fumaça é o tradicional transporte da cidade. Em seu trajeto estão o Parque Fonte Santo Agostinho, Parque Fonte São Luiz e o Mercado Cultural.

Continua depois da publicidade

Disneylândia dos Robôs

Outra atração muito requisita e diferenciada das outras é a Disneylândia dos Robôs.

Com foco na reciclagem e no reaproveitamento de materiais, o lugar tem vários robôs e engenhocas mecanizadas e interativas.

As atrações são a mini cidade mecanizada, caleidoscópio, trenzinho, mini ferrovia, pirâmide egípcia, réplicas de armas e mísseis, robô ciclista, dinossauro de ferro, robô assassino, discoteca dos robôs, moinho d'água, visão panorâmica da torre do sol, museu do Egito, labirintos e robô percussionista.

Continua depois da publicidade

O Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulista, espaço para eventos, conta com boa infraestrutura e tem fácil acesso às cidades da região. No total são 15 mil m² de área construída com três auditórios que comportam 1.140, 180 e 80 participantes e seu hall de entrada é para oito mil pessoas.

Onde ficar?

Em sites de reservas há muitas opções de hotéis e pousadas. Os preços variam de acordo com a época do ano e do estabelecimento, mas custam na média entre R$ 240 a R$ 1100 por noite.

Como chegar

Para chegar até Serra Negra, saindo de São Paulo, é preciso:

  • Acessar a BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída 22;
  • A SPA-021/010 (Rodovia Farmacêutico Francisco de Toledo Leme);
  • Vias urbanas de Bragança Paulista;
  • A SP-008 (Rodovia Capitão Bardoíno) até o trevo do km 94;
  • a SP-095 (Rodovia Benevenuto Moretto);
  • Vias urbanas de Amparo e;
  • A SP-360 (Rodovia Geraldo Mantovani).

A história de Serra Negra

Fundada em 23 de setembro de 1828, por Lourenço Franco de Oliveira, Serra Negra tornou-se mais conhecida na década de 40, quando suas águas começaram a ser usadas para tratamento de saúde.

Conhecida como a "Cidade da Saúde", a população estimada é de 29.452 pessoas, segundo o IBGE/2020, porém se aproxima de 50 mil em épocas de temporadas e feriados.

O município faz parte do "Circuito das Águas Paulista", constituído por Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Este grupo produz 55% da água mineral consumida em todo o País.

Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados