Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba como se livrar dessas pragas urbanas do seu lar | Freepik
Os pombos são pragas urbanas muito comuns e podem estar em todos os lugares, incluindo a sua casa. Eles se alojam em topos de prédios ou telhados de casas e causam certo incômodo.
Continua depois da publicidade
Originários da Europa e da Ásia, eles foram introduzidos no país pelos colonizadores. A primeira hipótese é que, por serem parte da alimentação dos portugueses, foram trazidos em gaiolas para consumo.
Outra mais difundida é que, a coroa portuguesa, fugindo do velho continente, trouxe os animais em uma tentativa de “embelezar” as cidades do país, deixando o ambiente parecido com as metrópoles europeias.
Sua ampla presença nas cidades se deu pela arquitetura, os pombos normalmente se reproduzem no alto de montanhas, então os grandes prédios e casas são adaptações do seu habitat.
Continua depois da publicidade
Se eles aparecerem na sua casa, essas três plantas irão te ajudar a se livrar deles:
O manjericão é uma planta muito querida entre humanos, podendo ser usada até mesmo em preparações culinárias. Mas, para os pássaros, incluindo os pombos, ele causa grande incômodo por conta de seu odor forte.
A lavanda tem um apelo estético muito forte e está presente em várias casas. Seu odor, muito apreciado por pessoas, causa muito incomodo nos pombos, o que acaba os afastando.
Continua depois da publicidade
A função repelente da especiaria também afeta os animais. Nesse caso, você pode colocar uma quantidade nos locais empestados, ou adicionar em vasos de plantas.
Os pombos são grandes transmissores de doenças. Já foram registradas pelo menos 57 infecções associadas aos animais, entre as principais, a salmonela e a doença do pombo.
A segunda é transmitida por fungos presentes nas fezes desses animais. Caso sejam inalados por humanos, eles se alojam nos pulmões e caem no sistema nervoso central. Eles causam meningite, com sintomas parecidos de uma gripe, com dores de cabeça, febre e tonturas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade