Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aranha-marrom, muito comum em ambientes domésticos pode ser muito perigosa | Arquivo pessoal e Instituto Butantan
No início de 2024, Wilker Guimarães, 31 anos, precisou amputar o dedo indicador após ser picado por uma aranha marrom. O veneno causou necrose e o caso chamou atenção por revelar que esse aracnídeo pode estar presente em muitos lares brasileiros.
Continua depois da publicidade
A aranha marrom é pequena, tem cerca de 3 centímetros, e costuma se esconder atrás de móveis, paredes, garagens e porões.
Seu veneno pode causar sérios danos, como necrose e, em casos extremos, levar à morte, segundo especialista do Instituto Butantan.
Um dos casos mais emblemáticos aconteceu em Praia Grande, litoral de São Paulo, onde Guimarães foi atacado enquanto dormia.
Continua depois da publicidade
Em 2018, outra pessoa relatou nas redes sociais uma suposta infestação na cidade, que foi desmentida pela prefeitura.
Além da aranha marrom (gênero Loxosceles), a aranha armadeira (gênero Phoneutria) é outra espécie que pode invadir casas.
Elas vivem em arbustos próximos e entram em residências em busca de insetos, podendo se esconder em sapatos e armários.
Continua depois da publicidade
Segundo o aracnologista Antonio Brescovit, as picadas ocorrem quando as aranhas se sentem ameaçadas. As marrons costumam se esconder entre roupas e podem cair sobre pessoas que estão dormindo.
As armadeiras comum estão em sapatos ou cantos de armários. A maioria das aranhas presentes nas casas não representa perigo.
A identificação precisa deve ser feita por profissionais de saúde em caso de picada, que analisarão sintomas e podem solicitar a presença do animal para diagnóstico.
Continua depois da publicidade
“A aranha tende a somente picar se se sentir realmente ameaçada”, orienta Brescovit. O ideal é removê-la com cuidado, usando uma vassoura ou objeto para expulsá-la, evitando contato direto para prevenir acidentes.
Em caso de picada, procure atendimento médico imediatamente. O tratamento precoce pode evitar complicações graves, como necrose e até a necessidade de amputações, como teve o garçom Guimarães.
Apesar de pequenas, as aranhas marrons e armadeiras carregam venenos poderosos que podem causar danos graves. Com cuidados simples e conhecimento, é possível conviver com segurança e evitar acidentes nas residências brasileiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade