Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo levantamento da TV Globo, a linha 9-Esmeralda representou 66,5% das falhas da ViaMobildiade no período | Reprodução Youtube São Paulo Urbana
Quantas vezes o Metrô ou a CPTM apresentaram falhas e fizeram com que as pessoas chegassem atrasadas no trabalho? Nessas ocasiões, o supervisor pode não acreditar na sua justificativa e registrar o imprevisto como um atraso seu - sem justificativa.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2024 o Metrô registrou 3,2 milhões de passageiros em um único dia. O que não impediu as inúmeras falhas durante o ano.
Para justificá-las, as companhias de trens emitem um atestado para que o trabalho possa apresentar ao supervisor em caso de atraso. Veja como emitir.
Para trabalhadores prejudicados por alguma falha na frota do Metrô, basta acessar o site da empresa e clicar em “Ver declarações disponíveis” no quadro “Declaração de Ocorrências”, no lado esquerdo da página.
Continua depois da publicidade
Depois, é preciso encontrar a ocorrência que interrompeu o trajeto e clicar no ícone da impressora ao lado. Caso o problema não esteja listado ou o trabalhador precise procurar por dias anteriores, clique em “Canais de Relacionamento”.
Na CPTM, o processo é parecido com o do Metrô. O mesmo vale para a companhia ViaMobilidade, veja o procedimento a seguir
Acesse o portal da CPTM e vá para “Fale Conosco”, em seguida, role a página até “Comunicado de Ocorrências” e clique no ícone de impressão na linha em que apresentou a falha.
Continua depois da publicidade
No ano de 2024, duas linhas de trem operadas pela ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) apresentaram quase o dobro de falhas do que as quatro da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira). Mostrou um levantamento feito pela TV Globo.
As duas linhas geridas pela iniciativa privada tiveram 200 falhas entre 2023 e março de 2025. Enquanto que a Companhia Paulista apresentou 102 falhas no mesmo período.
2023: 95 falhas ViaMobilidade, 44 falhas CPTM.
2024: 86 falhas ViaMobilidade, 48 falhas CPTM.
2025: (até marlo): 19 falhas Viamobilidade, 10 falhas CPTM.
Continua depois da publicidade
Quando o usuário dos trens de São Paulo precisar de um informe sobre o que o impediu de chegar a tempo no trabalho, ele pode recorrer aos portais das duas companhias e evitar desgastes na empresa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade