Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Eles são pais com açúcar | Freepik
Dizem que os avós estragam os netos em vez de ajudarem os pais na difícil tarefa de educá-los. Mas, na verdade, devido às suas experiências, eles podem ensinar muitos valores às crianças.
Continua depois da publicidade
Eles são pais com açúcar, diz o ditado. Dessa forma, eles também têm a missão de educar os filhos dos seus filhos. O convívio entre avós e netos, principalmente no caso de pais que trabalham fora e precisam desse apoio familiar, ajuda na formação do caráter da criança.
A psicóloga clínica Rebeca Zar, em entrevista ao Instituto de Longevidade, comenta que, principalmente nesses casos de ausência paterna e materna, a presença dos avós traz muitos benefícios.
Tanto para a criança, que traz a sensação de pertencimento à família, quanto para os avós, que ficam mais ativos de forma física e psicologicamente se sentem mais úteis.
Continua depois da publicidade
Na opinião da especialista, além da experiência vivida, os avós podem transmitir valores que as crianças precisam e que ainda estão desenvolvendo. Veja 7 valores que avós podem ensinar a seus netos apenas no convívio.
Grande parte dos avós mente ou omite dos pais coisas erradas que os filhos fizeram, para evitar possíveis castigos. Sendo assim, a criança vê a mentira como algo normal e vantajoso. É preciso falar a verdade e arcar com as consequências.
Muitas vezes, devido à correria e aos problemas do dia a dia, deixamos de ser tolerantes com as pessoas em volta.
Continua depois da publicidade
Porém, não podemos deixar as crianças acharem que é normal ser intolerante com o outro, jamais normalizar essas atitudes. É fundamental ser tolerante consigo e com os outros, respeitando e aceitando as diferenças.
Ensine com sinceridade, amor e diálogo que o respeito não é medo, é sim amor.Falar sobre o respeito para com todos, não importa a idade, classe social, etnia ou religião. É importante que ela entenda a importância de respeitar e ser respeitada.
Mostre a importância de se colocar no lugar do próximo a todo momento. Pensar em fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos. Quanto mais cedo esse valor for ensinado, mais enraizado ele estará.
Continua depois da publicidade
A criança vai enxergar como pequenos gestos podem ajudar e acolher o outro sem preconceito ou diferenças.
Ser amável com as pessoas nos fará colher amor também . Nem sempre ser amável com o próximo é uma tarefa fácil, mas se tornará natural com o tempo. Pequenos gestos de amor tornam o dia das pessoas muito melhor.
Esse valor engloba os outros, afinal, ser honesto, respeitar as pessoas, ser bondoso, tolerante e amável torna o ser humano uma pessoa de caráter. Orientar a criança de maneira clara e correta sobre esse conceito fará a criança ser um adulto melhor que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Continua depois da publicidade
Muitos avós costumam não dar tarefas e nem responsabilidades para os netos. Essa atitude faz com que eles acreditem que alguém sempre fará por eles, criando assim, adultos irresponsáveis e mimados.
É preciso definir as obrigações de cada um, seja em relação à escola, ao lar, às pessoas, e reforçar a importância de cumpri-las. Sendo assim, criará adultos responsáveis e comprometidos.
Além disso, é preciso ter responsabilidade com os "mimos" para os netos. Para que eles entendam o valor do presente e os sentimentos que envolvem presentear. Sem exageros, para que entendam o custo desse cuidado e carinho.
Continua depois da publicidade
Rebeca comenta sobre aprendizado mútuo, enquanto os avós ensinam sobre valores, os mais novos falam sobre tecnologia, como operar um computador e dominar as redes sociais.
Diminuindo, assim, a distância entre eles e apresentando um novo mundo para ambos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade