Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
5 destinos perto de São Paulo para um bate-volta e fuja do caos da cidade | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Se a rotina acelerada da capital paulista está te sufocando e a ideia de uma pausa na natureza ou uma imersão cultural te agrada, saiba que não precisa ir longe para encontrar o refúgio perfeito.
Continua depois da publicidade
A poucos quilômetros de São Paulo, você descobre lugares incríveis para um bate-volta. Assim, dá para renovar as energias e voltar para casa no mesmo dia.
Seja para relaxar em meio a cachoeiras, explorar vilas históricas, mergulhar na espiritualidade ou apreciar vistas de tirar o fôlego, o interior e a Grande São Paulo escondem verdadeiros tesouros.
Continua depois da publicidade
Por isso, preparamos uma lista de seis destinos fascinantes para você planejar seu próximo passeio.
São Paulo oferece ótimas opções para quem busca aventura, paz e contato com a natureza. A apenas algumas horas de carro, é possível encontrar uma variedade de paisagens e atividades para todos os gostos.
Para fugir do agito das grandes cidades e misturar aventura com contato com a natureza, a cidade de Torrinha, que fica a 3 horas e 40 minutos da capital paulista, é o destino ideal.
Continua depois da publicidade
A cerca de 260 km de São Paulo, o município é famoso entre os amantes de cachoeiras e é um dos passeios de 1 dia em SP mais procurados para refrescar nos dias quentes.
A cidade, a mais de 800 metros de altitude, é cercada por paisagens serranas, rios, ribeirões, trilhas e morros. Além de nadar, você pode praticar tirolesa, rapel, caminhada, mountain bike, rafting e muito mais. Vale a pena se aventurar.
Se você gosta de cenários pitorescos e lendas urbanas, precisa conhecer a Vila de Paranapiacaba, a apenas 60 km da capital, em um trajeto de 1 hora e 30 minutos de carro.
Continua depois da publicidade
O distrito foi construído no passado para abrigar os trabalhadores da antiga ferrovia São Paulo Railway, muitos deles imigrantes ingleses. Hoje, a vila pertence a Santo André e atrai cerca de 250 mil turistas por ano.
O grande atrativo é o fenômeno natural do nevoeiro, que cobre o local quase todos os dias, criando um ar de mistério. Ver a chegada do denso nevoeiro é uma experiência única, já que o céu muda drasticamente e a cidade fica toda coberta em questão de poucos minutos.
O Templo Zu Lai, em Cotia, a 1 hora e 20 minutos de São Paulo, é o maior templo budista da América do Sul. Ele atrai não apenas praticantes da religião, mas também pessoas de todas as crenças em busca de um refúgio de paz.
Continua depois da publicidade
A entrada é gratuita e a estrutura é impressionante, com jardins orientais perfeitos para caminhadas e meditação.
É importante lembrar que o local é um espaço religioso, então prefira roupas confortáveis, mas sem serem curtas, e aposte em calçados ideais para caminhar.
@andarilhas__ TUDO SOBRE O TEMPLO BUDISTA PERTINHO DE SP QUE VISITEI: Esse é o maravilhoso Templo Zu Lai, que fica em Cotia, a uma hora de carro da capital de São Paulo. O passeio é GRATUITO e consiste na visitação do templo budista e, na parte de fora, do jardim e do lago. Preste atenção nos detalhes das esculturas, estátuas e obras espalhadas pelo terreno. O que eu mais amo desse passeio são os detalhes. Horário de funcionamento : Sexta-feira: das 12h às 17h.Sábados e domingos: das 9h30 às 17h. Estacionamento gratuito. Como ir de ônibus: Desça na estação Butantã (linha amarela) e pegue o ônibus que fica na Praça Waldemar Ortiz chamado “Pinheiros-Cotia”. Desça no quilômetro 28,5 da Rodovia Raposo Tavares, ande alguns metros no acostamento e depois mais 1400 metros na Estrada Fernando Nobre. A caminhada ao todo leva 20 minutos. Se você está curtindo esse conteúdo, que fiz bem completinho para vocês, não esquece de deixar seu like/comentário, isso ajuda muito meu trabalho Regras de conduta no templo: Proibido levar animais de estimação Não vestir com roupas inadequadas (decotes, regatas, bermudas e shorts) Não fumar em nenhum local do templo Não assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, debruçar-se nas muretas, estátuas e etc) Não manifestar contatos íntimos (beijos, abraços, carícias e etc) Não fazer barulho e evitar aglomeração na porta da Sala de Cerimônias (Sala do Grande Herói) para não perturbar a concentração e o momento de oração dos praticantes Já encaminha esse post para alguém que amaria esse passeio! #templozulai #templobudista #pertodesp #interiordesp #passeiossp
Continua depois da publicidade
Se você busca um lugar mais "espiritual", visitar o Kinkaku-Ji pode ser interessante. A réplica de um templo japonês famoso em Kyoto fica dentro do Parque Turístico Nacional Vale dos Templos, em Itapecerica da Serra, a 1 hora e 30 minutos de São Paulo.
O templo tem características semelhantes ao original, incluindo um lago com carpas coloridas, que você pode alimentar com ração vendida na entrada.
Uma curiosidade: enquanto a versão original é revestida em ouro, a brasileira tem apenas cores douradas, mas a beleza do local e a área verde valem a visita.
Continua depois da publicidade
Para os amantes de vistas panorâmicas, o Pico Olho d’Água, em Mairiporã, é uma excelente opção. A aproximadamente 1 hora da capital, o local fica a 1.150 metros acima do nível do mar e oferece uma paisagem inesquecível da Serra da Cantareira.
O nascer do sol é um espetáculo à parte. O acesso é fácil e o pico é muito frequentado por ciclistas, atletas e aventureiros.
É um ótimo lugar para contemplar a natureza, fazer piqueniques e até acampar. Lembre-se de levar seu próprio lanche e água e de recolher todo o seu lixo, pois a área não tem muita infraestrutura.
Continua depois da publicidade
A diversidade de destinos próximos à capital paulista mostra que não é preciso viajar muito para ter experiências únicas e inesquecíveis. Qual desses lugares te encantou mais para um bate-volta?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade