Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Não é causa, e sim consequência | Imagem gerada por inteligência artificial
Algumas pessoas possuem o hábito de ingerir líquido junto com as refeições, e outras possuem dificuldade para comer sem tomar alguns copos de água junto. Mas esse especialista indica que o hábito é sinal de desidratação.
Continua depois da publicidade
A afirmação é de Júlia Farré, nutricionista dona de uma clínica em Barcelona, e que posta vídeos com dicas de nutrição em suas páginas de redes sociais. Segundo ela, beber mais que um copo d’água durante o almoço pode ser sinal de desidratação leve.
Mas o problema é relativo, e beber líquidos junto com as refeições pode ser também uma maneira de aumentar os nutrientes ingeridos. Entenda melhor.
“Não é que beber água durante as refeições seja ruim. O problema é que, quando não bebemos o suficiente durante o dia, ao começarmos a comer, sentimos uma sede extrema” explica a nutricionista em seu TikTok.
Continua depois da publicidade
Isso, segundo ela, é prejudicial para o processo de digestão. Quando, para saciar a sede, a pessoa bebe muitos líquidos durante a refeição, o suco gástrico é diluído e passa a fazer menos efeito.
O certo é distribuir os copos de água ao longo do dia e manter sua hidratação sem picos. “Se você beber água pela manhã e à tarde, verá que, no almoço e no jantar, um copo provavelmente será suficiente”, completa Júlia Farré.
Apesar de precisar de moderação, beber sucos naturais durante as refeições auxilia a aumentar o número de nutrientes de uma refeição. Principalmente vitaminas, que são mais presentes nas frutas.
Continua depois da publicidade
Já algumas bebidas industrializadas, como refrigerantes, possuem o que os nutricionistas chamam de fatores anti-nutricionais. Essas substâncias se unem aos nutrientes e dificultam a absorção pelo organismo, explica a nutricionista Samara Plentz em uma coluna do Uol.
Soma-se isso ao alto fator calórico que as bebidas doces industrializadas apresentam, e o que se tem é uma refeição mais pobre em nutrientes e ainda mais calórica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade