Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Segundo alguns especialistas, é possível que os cachorros sintam algo semelhante ao ciúme humano | Jędrzej Koralewski/Pexels
Para os tutores e amantes de pets, uma cena comum é frequentemente notada: quando o dono passa a dar atenção para outra pessoa ou outro animal, o cachorro passa a latir, pular ou tentar a todo custo recuperar a atenção do tutor.
Continua depois da publicidade
Esta reação seria fácil de classificar como ciúmes, mas, algumas pessoas podem se perguntar se este sentimento é exclusivo dos humanos ou se também podem existir entre os animais.
Segundo alguns especialistas, é possível que os cachorros sintam algo semelhante ao ciúme humano, mas que funciona mais como uma forma de instinto.
Algumas pesquisas científicas já apontaram que os cães são capazes de sentir emoções complexas, como alegria, medo e até frustração.
Continua depois da publicidade
Em 2014, um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou, após algumas observações, que era recorrente que os cães reagissem de maneiras "ciumentas" quando os tutores apresentavam carinho por outro animal (mesmo que fosse um bicho de pelúcia).
Nestas situações, o cão passava a latir, empurrar o brinquedo ou alguma outra forma de buscar a atenção do tutor.
De acordo com o zootecnista Alexandre Rossi, o ciúme do cachorro se trata do medo de perder alguma coisa que ele valoriza muito, que no caso, seria a atenção, cuidado e amor do próprio dono.
Continua depois da publicidade
"Infelizmente, esse medo, muitas vezes, faz com que eles se tornem agressivos para proteger o que acham importante, o que pode virar algo muito perigoso e incômodo", disse ele em seu perfil do Instagram.
Nesta linha, o especialista passou algumas dicas para lidar com essa crise de ciúme do cachorro. Fazer com que a pessoa que está motivando o ciúme ofereça um petisco, se aproximando lentamente, é uma boa saída.
"Ensine alguns comandos básicos ao pet, assim ele entende que precisa te obedecer e que isso pode ser muito legal para ele", também sugeriu ele.
Continua depois da publicidade
Algo que não se deve fazer de maneira alguma, segundo Rossi, é provocar o pet, pois isso apenas iria piorar a situação.
O cachorro é um dos animais mais fiéis do mundo. Com um comportamento geralmente dócil com seu dono, é comum que ele rosne ou apresente insegurança para alguém de fora do seu costume de convívio.
Algumas atitudes podem indicar ciúmes, como:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade