Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Da mesma forma que os humanos, os animais sofrem com a exposição excessiva ao sol | Freepik
Assim como os humanos, animais domésticos também sofrem com o calor e a radiação solar, o que pode aumentar a incidência de insolação e dermatites.
Continua depois da publicidade
Felizmente, alguns cuidados básicos ajudam a proteger seu pet sem que ele deixe de aproveitar o sol, a areia e a água fresca. Confira a seguir.
Para não ferir a pele dos seus pets, evite passeios entre 10h e 16h, ofereça sombra e mantenha o animal hidratado.
Além disso, é importante aplicar protetor solar em áreas expostas, como focinho, orelhas, barriga e virilha.
Continua depois da publicidade
Sim, você não leu errado. Os bichinhos também precisam usar protetor solar para evitar ressecamento, vermelhidão e até queimaduras. O alerta vai especialmente para animais de pele clara ou com falhas na pelagem.
“O protetor solar veterinário cria uma barreira segura na pele”, explica Danielle Barcelos, farmacêutica e sócia-fundadora da Tudodvet, uma rede especializada em medicamentos e cosméticos para animais.
“Ele deve ser aplicado antes da exposição ao sol, com reaplicação a cada duas ou três horas”, finaliza.
Continua depois da publicidade
A escolha do protetor depende do tipo de pele, da pelagem e até do comportamento do pet. Entre as opções mais comuns, estão:
Lembrando que você nunca deve usar protetor solar humano em animais, pois os produtos para humanos podem conter ingredientes tóxicos que causam problemas de pele, alergias e intoxicação se ingeridos quando o pet se lamber.
Após a exposição ao sol, é hora de iniciar os cuidados para aliviar possíveis irritações.
Continua depois da publicidade
Para fazer isso, uma boa ideia é usar pequenos discos de algodão (conhecidos como pads) ou sprays hidratantes (as chamadas brumas). Ambos ajudam a limpar, refrescar e a proteger a pele dos seus bichinhos.
“Essas soluções calmantes e hidratantes são essenciais para manter a barreira cutânea íntegra e evitar inflamações ou coceiras, proporcionando conforto e bem-estar após o sol”, explica a fundadora da Tudodvet.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade