Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Veja como esse simples tempero pode te ajudar a equilibrar a glicemia | Imagem: PxHere
Seja em doces, bebidas como café ou até mesmo em alguns pratos salgados, a canela sempre esteve presente na alimentação dos brasileiros. E estudos mostram que além do sabor, ela ainda traz muitos benefícios para o corpo.
Continua depois da publicidade
A canela é uma especiaria com milhares de anos de história, obtida a partir da casca seca de árvores do gênero Cinnamomum. Os antigos já conheciam suas propriedades curativas e ela era utilizada, além de tempero, como um poderoso remédio na medicina tradicional.
Sua ação é principalmente anti-inflamatória, mas estudos recentes apontam que ela também atua como anti-glicêmico e antioxidante. Entenda agora suas propriedades.
A ação anti-inflamatória desse tempero advém de seus compostos fenólicos, mas também de eugenol. Esses compostos suavizam a resposta imune.
Continua depois da publicidade
Um estudo realizado por pesquisadoras indianas mostrou que a canela “ativa os receptores ativados por proliferadores de peroxissoma (PPARs)” e aumenta a produção de proteínas inibidoras de inflamação”.
As pesquisadoras concluíram que a canela “pode ser utilizada como anti-inflamatório para diversas doenças inflamatórias”.
A canela possui antioxidantes, importantes para prevenir a ação dos radicais livres. Segundo os pesquisadores eslovenos Eva Tvrdá e Filip Benko, os radicais livres possuem um papel no corpo, mas em excesso podem causar grandes problemas.
Continua depois da publicidade
“A superprodução de radicais livres e o estresse oxidante resultante implica em doenças como diabetes mellitus, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, desordens autoimunes e vários cânceres”, afirmam os pesquisadores.
Por isso, colocar um punhado de canela no café com frequência pode prevenir essa série de doenças.
Outro benefício surpreendente da canela no corpo é a melhora na ação da insulina, por conta de compostos como o cinamaldeído e os oligômeros de procianidina.
Continua depois da publicidade
Um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition analisou os efeitos da suplementação de canela em adultos com obesidade e/ou pré-diabéticos. Os resultados foram surpreendentes.
Os pesquisadores testaram uma suplementação de 4 gramas por dia, e concluíram que “Comparado ao placebo, as concentrações de glicose em 24 horas foram significativamente menores quando a canela foi administrada”.
Viu? Não faltam motivos para incluir canela na sua dieta. Seja em doces, no café, capuccino ou nos pratos salgados mais especiais, os benefícios são os mesmos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade