Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os canteiros ocupam espaços de passagem e são ideais para destacar à beleza de jardins residenciais, locais públicos e comercial | Freepik
Usar plantas para enfeitar lugares é um hábito comum entre as pessoas, mas antes de plantar uma flor, é fundamental observar o solo, a luminosidade, o espaço para desenvolver, entre outros. Algumas opções desenvolvem melhor em grupos e em espaços delimitados, formando uma faixa colorida e florida.
Continua depois da publicidade
Os canteiros ocupam espaços de passagem e são ideais para destacar à beleza de jardins residenciais, locais públicos e comercial. Sendo assim, é importante plantar espécies que resistam as estações do ano todo, garantindo um visual harmônico de fácil de manutenção.
As plantas rasteiras, de crescimento controlado são as mais indicadas. Para canteiros residenciais as flores de longa duração, folhagens ornamentais ou fácil manutenção são ótimas opções.
Segundo o portal E.M. Foco, existem 5 plantas indicadas para um canteiro bonito o ano todo. Veja abaixo as opções e mude seu jardim.
Continua depois da publicidade
Uma planta duradoura com folhas estreitas e flores arredondadas nas cores de azul, branco ou lilás. Para plantá-la, o solo deve ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. O local ideal é com sol pleno ou meia sombra, importante rega las regularmente.
No canteiro, é ideal que estejam no centro ou próximas a muros, por conta do seu porte médio.
Ideal para canteiros a pleno sol, uma planta rústica, com flores vibrantes são um atrativo para borboletas e polinizadores. A lantana é ideal para canteiros baixos e coloridos, além de ser resistente as pragas, ótimo para jardins residenciais.
Continua depois da publicidade
Para plantação deve ter um espaçamento entre as mudas de 40 cm, pois ela cresce lateralmente. O solo deve ser preparado com areia e composto orgânico para garantir uma boa drenagem.
Resistente ao calor ela é ideal para regiões tropicais e subtropicais. Os canteiros ensolarados ganham destaque com suas flores em tons de rosa, branco e roxo. Essa planta deve ser regada frequente sem encharcar, as mudas devem ser plantadas em solo fértil, com boa drenagem e adubação leve.
Ideal para bordas de canteiros ou para formar manchas de cor ao longo de caminhos, a vinca não precisa de tanta manutenção e floresce facilmente por sementes.
Continua depois da publicidade
Com folhas verdes e listras brancas, essa planta cria um efeito visual suave e fresco, uma excelente opção para cobrir o solo em canteiros sombreados ou semi-sombreados. As regas devem ser regulares, principalmente nos primeiros meses.
Uma planta ideal para canteiros sob árvores ou áreas com pouca luz direta, suas mudas podem ser plantadas com espaçamento de 25 a 30 cm. Assim evita o sombreamento excessivo entre as plantas resultando em um crescimento saudável recebendo luz solar suficiente, água e nutrientes adequados.
Uma planta ideal para canteiros a pleno sol e solos bem drenados. A lavanda além de ser ótima para decoração, ela perfuma o ambiente e atrai polinizadores.
Continua depois da publicidade
A lavanda desenvolve melhor com podas regulares após a floração e não gosta de excesso de umidade. Perfeita para bordas de canteiros ou canteiros temáticos com ervas aromáticas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade