Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Em 2015, o RankBrasil certificou o sutiã de Juruaia, em Minas Gerais, como o maior do País | Amanda de Oliveira/Wikimedia Commons
O Sudeste do Brasil guarda pontos turísticos surpreendentes, mas poucos se comparam aos proporcionados pela cidade de Juruaia, em Minas Gerais.
Continua depois da publicidade
Em 2023, o município entrou para o livro de recordes do RankBrasil ao produzir a maior calcinha fio dental do País, com impressionantes 5,88 metros de largura e 5,12 metros de altura.
Oito anos antes, Juruaia já havia conquistado notoriedade ao expor, na praça central, o maior sutiã do Brasil, também certificado pelo RankBrasil. A peça possui 5,06 metros de altura, 15,76 metros de largura e 3,17 metros de comprimento em cada bojo.
Essas construções chamam atenção, mas não foram feitas à toa. A seguir, descubra os motivos por trás dessas obras.
Continua depois da publicidade
A economia de Juruaia girava em torno das plantações de café até 1992. Naquele ano, a chegada de duas empresas que produziam lingerie marcou o início do que seria um grande legado na venda de peças íntimas.
De acordo com a Prefeitura, ao todo são mais de 200 confecções instaladas na cidade, que geram cerca de 5 mil empregos.
Além disso, o município produz aproximadamente 20 milhões de peças de lingerie, movimentando um faturamento bruto mensal de mais de R$15 milhões, segundo a Associação Comercial de Juruaia (Aciju).
Continua depois da publicidade
As lingeries gigantes de Juruaia foram criadas como ações de marketing para promover a cidade e impulsionar o turismo local.
O intuito também era divulgar a Feira de Lingerie (Festlingerie) que acontece anualmente na cidade. Por isso, elas foram iniciativas da Aciju, mas contaram com a parceria da Prefeitura.
As duas construções exigiram dezenas de pessoas para serem confeccionadas, já que são feitas de tecidos de verdade.
Continua depois da publicidade
Juruaia nasceu pequena, mas com uma história grandiosa. Tudo começou em 1898, quando os primeiros moradores ergueram uma capela dedicada a São Sebastião, o padroeiro da cidade.
Ao redor dela, surgiram as primeiras casas, e o nome “São Sebastião da Barra Mansa” foi a homenagem dada aos rios calmos que cortam a região.
Com o avanço do comércio, o povoado cresceu e, em 1923, ganhou um novo nome: Juruaia – palavra que também remete à mansidão das águas.
Continua depois da publicidade
O impulso para a emancipação veio em 1948, fruto da dedicação de líderes locais que transformaram a região em um município próspero e independente.
Hoje, Juruaia é reconhecida como um dos maiores polos de lingerie do País, responsável por cerca de 15% da produção nacional, segundo a prefeitura.
Ela conta com 11 mil habitantes, mas atrai visitantes de todo o Brasil em busca de novas experiências e muitas compras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade