Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Soluções tecnológicas para os problemas urbanos estão no cerne da questão | Imagem: Arnaldo FM/Wikimedia Commons
Quando falamos de inteligência de cidades, não estamos pensando em QI e raciocínio lógico, mas em desenvolvimento urbano e tecnológico. E entre as mais inteligentes do Brasil, uma cidade que não é capital, e fica no litoral de SP, se destaca.
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Santos, que fica a menos de uma hora de carro da Capital. Segundo a Connected Smart Cities, a cidade portuária é a 8° mais inteligente do Brasil, na frente de grandes metrópoles como Salvador (9º) e Rio de Janeiro (10º).
Entenda melhor o que avalia a Connected Smart Cities, o que faz de Santos uma cidade inteligente e como isso reflete a qualidade de vida dos caiçaras.
O ranking leva em conta aspectos como educação, população, condições sociais, mobilidade urbana, habitação, planejamento urbano e gestão de resíduos, entre outras. Em 2024 Santos ocupava o 14° lugar, mas com mudanças de critérios e reavaliações, subiu seis posições.
Continua depois da publicidade
A cidade tradicionalmente se destaca em soluções urbanas inteligentes, como por exemplo os canais de Saturnino de Brito. Recentemente, outros programas como o Centro de Controle Operacional (CCO), o Parque Palafitas e o Parque Tecnológico com mais de 44 startups também chamam atenção.
Santos possui um IDH de 0,840, considerado muito alto pelo índice, o terceiro maior do Estado de São Paulo. O município também se destaca por seus equipamentos de transporte, educação e saúde.
Nas palavras do secretário Fábio Ferraz, “Santos segue sendo uma referência em qualidade de vida. Esse reconhecimento é resultado de uma gestão inovadora e de um trabalho coletivo, intensificado nos últimos anos”.
Continua depois da publicidade
Claro, belas praias também contribuem para o bem-estar geral da população. Mas não é considerado no ranking. Afinal, como cidades de puro concreto, como São Paulo, poderiam competir com as belezas naturais?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade