Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mesmo com o clima frio, o município continua com opções tranquilas, com destaque para atrações que oferecem contato com a natureza | Divulgação/Governo de SP
Para aqueles que buscam um destino tranquilo para aproveitar uns dias de descanso e aproveitar um frio intenso, a cidade de Santo Antônio do Pinhal, na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, é uma opção ideal.
Continua depois da publicidade
Com calmaria, boa gastronomia, várias opções de lazer e um clima acolhedor, o local chama a atenção dos turistas.
Mesmo com o clima frio, o município continua com opções tranquilas, com destaque para atrações que oferecem contato com a natureza. Saiba mais abaixo.
Na cidade de Santo Antônio do Pinhal, os visitantes têm um leque de opções de lazer, desde exploração de jardins, cachoeiras e montanhas, à visitação do famoso mirante. Ou ainda a visita às cervejarias espalhadas pelo território.
Continua depois da publicidade
A alta temporada é durante o inverno — a época ideal para aproveitar hotéis com lareiras e o clima frio característico da região.
Localizada a 172 km da capital paulista, o município fica a apenas 20 quilômetros do famoso destino de inverno de Campos do Jordão. Este município é privilegiado por belas paisagens naturais em meio à Serra da Mantiqueira.
Situa-se a uma altitude de 1.143 metros e tem uma superfície de aproximadamente 133 km² em topografia serrana, com relevo antigo de morros arredondados.
Continua depois da publicidade
Para cada destino da Serra da Mantiqueira, há pelo menos uma cachoeira, e em Santo Antônio do Pinhal não é diferente.
Uma das árvores características da região é a Araucária, que deixa os cenários mais belos. Repleta de atrativos, a estância é um convite para explorar a natureza.
A prática de atividades ao ar livre chama a atenção, com a opção pelos esportes radicais como vôo livre, paraglider e asa-delta.
Continua depois da publicidade
As cachoeiras, fontes e vários eventos festivos atraem turistas de várias partes do País. E para quem prefere atividades tradicionais, há trilhas leves para caminhadas, passeios de bicicleta e cavalgadas, além de um emocionante circuito de arvorismo.
A Cachoeira do Lageado, no bairro de mesmo nome, é a opção de destaque para os amantes deste tipo de atração, localizada a sete quilômetros do centro da cidade.
É a cachoeira mais visitada pelos turistas, por oferecer aos visitantes infraestrutura básica para passar o dia, como banheiros, áreas para churrasco e piquenique, e trilhas em meio à mata.
Continua depois da publicidade
A queda d’água forma uma piscina natural em meio às pedras, com fundo de areia, permitindo o banho.
Ainda no interior de São Paulo, a cidade de Cachoeira Grande também é um destaque no quesito, com uma das cachoeiras mais belas do Brasil.
Os pinhalenses, como são chamados os moradores do local, se orgulham do Pico Agudo, que é considerado um dos melhores visuais para a Serra da Mantiqueira e está a nove km do centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Com visão de 360°, é possível avistar grande parte das cidades do Vale do Paraíba e parte dos elevados do Sul de Minas.
O ponto tem mais de 1.700 metros de altura e já foi palco de várias etapas do campeonato paulista e brasileiro de voo livre, ficando aberto ao público todos os dias. Parte da estrada é pavimentada, em outra parte, a estrada é de terra.
A Estação Eugênio Lefévre é mais um lugar para se conhecer na cidade, ela fica na divisa com o município de Pindamonhangaba.
Continua depois da publicidade
Foi construída em 1916 pelo engenheiro Eugênio Lefévre. Essa linha já foi o principal acesso a Campos do Jordão em meados da década de 40.
A atração é um ponto de parada para o Bonde que vem da cidade de Campos do Jordão e vai até Pindamonhangaba. Na estação há lojas de artesanatos e lanchonete e está aberta todos os dias.
É fácil chegar à estação turística. Ela fica na rodovia SP 46, logo na entrada de Santo Antônio do Pinhal.
Continua depois da publicidade
A partir da própria estação, pode-se caminhar pelo lado esquerdo, próximo aos trilhos e chegar ao Mirante de Nossa Senhora Auxiliadora, uma estátua de três metros de altura. O acesso é bem fácil. O mirante fica a 1.150 metros de altura e a vista é expressiva.
Conforme tradição no interior de São Paulo, o turismo religioso também é uma opção famosa de lazer, envolvendo a Igreja de São Benedito que fica numa parte alta, de onde é possível ter uma vista panorâmica do centro da cidade.
Também nesta subida, há um Relógio de Flores. Uma caminhada de cerca de 300 metros separa o Boulevard Araucária, local de comércio, da Praça do Artesão, com uma ponte e um portal japonês (homenagem ao centenário da Imigração Japonesa).
Continua depois da publicidade
A praça recebe shows e eventos, além de manifestações culturais. Ela passou por uma recente revitalização e conta com espaço para exposição de barracas de artesanato e palco com camarim para apresentações.
A Igreja Matriz de Santo Antônio, local em que foi construída a primeira capela no ano de 1836, também é uma opção de visitação. Em 1861 ela se tornou a primeira igreja da cidade.
O parque linear das águas também é uma oportunidade de lazer ao ar livre, o trajeto tem painéis explicativos sobre os ciclos da água, uma maneira de conscientizar e educar as pessoas sobre esse importante bem natural.
Continua depois da publicidade
O parque conta ainda com uma academia de ginástica ao ar livre, em que os visitantes e moradores da cidade podem se exercitar.
Seja para quem quer descansar ou explorar lugares diferentes no Carnaval, Santo Antônio do Pinhal, promete encantar.
Vale lembrar que Santo Antônio do Pinhal é bem próxima de Campos do Jordão, cerca de 15 minutos de carro, o que a torna uma boa opção de hospedagem para quem visita à vizinha famosa.
A cidade conta com uma diversificada oferta de hospedagem, como a pousada Quatro Estações, o Chalé Alvorada da Mata e o Sítio Matão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade